Meditação guiada em português: as 7 melhores do desafio

Quem acompanhou o desafio da meditação guiada viu que eu testei bastante coisa, né? Vááários aplicativos e áudios gratuitos… 

Achei tanta opção que fiquei realmente convencida de que a meditação é a última moda no mundo digital. 

Isso é ótimo, se a gente pensar que, há alguns anos, era preciso comprar um CD para meditar! 

Por outro lado, tem muita meditação nada a ver na internet, que só de olhar a descrição você desanima…E as narrações? A la Cid Moreira…rsrs #curtonão

Além do mais, as opções mais legais são em inglês, dificultando a vida de quem não domina o idioma, como eu. 

Se esse também é o seu caso, vai gostar deste artigo! Nele compartilho só meditação guiada em português.

Testei todas no desafio e gostei, viu? São gratuitas e estão disponíveis no Youtube ou Soundclound.  Dá uma olhada! 

1 – Meditação Sri Prem Baba

Tô gostando dessa meditação guiada, viu gente? Minha preferida, no momento…

A meditação: Meditação guiada

Quem conduz: Sri. Prem Baba, um mestre espiritual brasileiro bem pop. Ele é autor do livro “Propósito – a coragem de ser quem somos”. Alguém já leu? Quero ler! 

Duração: 7 minutos e 55 segundos. Bem curtinha!

Prós: a voz da tradutora que faz a tradução simultânea para o inglês. Ouçam e sintam uma paz enorme dentro de vocês! Sério! 

Contra:  algumas pessoas podem considerar o tempo de duração (menos de 10 minutos) curto demais. 

2 – Jeanne Pilli 

A meditação: Cultivando o Relaxamento

Quem conduz: Jeanne Pilli, aluna do mestre budista brasileiro Ladma Padma Samten, que é referência do budismo no Brasil. Ele é fundador do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que é beeeem tradicional, pelo que eu pesquisei. 

Duração: 24 minutos e 7 segundos

Prós: foco no corpo, no relaxamento. Acho uma boa fazer à noite, antes de dormir. 

Contras: a meditação é deitada. Se você não gosta da posição, pode dar uma olhadinha em outras opções aqui. Ah, outro ponto contra: os intervalos de silêncio durante a narração. Tenho sérias dificuldades com isso! rs 

3 – Regina Restelli 

A meditação: Meditação para diminuir o estresse

Quem conduz: Regina Restelli, terapeuta holística e criadora da terapia de chakras. Também é colaboradora no portal Personare. Essa meditação é de lá, inclusive.

Duração: 6 minutos e 42 segundos

Prós: é uma meditação que trabalha bem a respiração, sendo uma boa opção para quem está ansioso (a) ou estressado (a). Como é curtinha, dá pra fazer duas vezes ao dia, de manhã e à noite. 

Contras: acho a duração ótima, porque prefiro as mais curtinhas mesmo, mas tem gente que gosta de meditar por mais tempo. 

4 – Canal Yoga Mudra 

Essa é outra que gosto baaaastante! 

A meditação: Meditação para ansiedade 

Quem conduz: Raissa Zoccal, professora de yoga e meditação e criadora do canal Yoga Mudra. Ela também é colaboradora do aplicativo Zen, da Juliana Goés

Prós: a voz dela, que me passa naturalidade, calma, tranquilidade…Também gosto do propósito da meditação, que é ajudar no controle da ansiedade. 

Contra: por ser uma meditação guiada com propósito (ansiedade), tem muitas afirmações ao longo da narração. Muitas mensagens… 

5 – Canal Yoga para Você

A meditação: Yoga Nidra – relaxamento profundo 

Quem conduz: Luciana Prakash, criadora do canal Yoga para Você, em parceria com Ricardo Mitra. 

Duração: 16 minutos e 9 segundos

Prós: foco no relaxamento do corpo (técnica yoga nidra). Adoro essa prática, acho ótima para liberar as tensões. Prefiro fazer à noite, antes de dormir. 

Contras: essa meditação é deitada também. Tem gente que não gosta da posição, porque pega no sono ou porque ouviu falar que não é recomendada.

Mas para essa técnica (yoga nidra) a indicação é deitar mesmo. A ideia é que você permaneça entre o estado de vigília e o sono, ou seja, com o corpo relaxado e a mente consciente. 

6 – Canal Juliana Goés 

A meditação: Energia Positiva 

Quem conduz: a ex-bbb Juliana Goés, lembram dela? Ela é blogueira, dá dicas de estilo de vida e criou o aplicativo Zen.

Duração: 7 minutos e 38 segundos 

Prós:  é uma meditação com visualização, ou seja, ela guia você para um cenário imaginário, no caso o pôr-do-sol e o mar (o fundo musical é propício!). Eu gosto dessa prática, mas às vezes, é claro, não consigo imaginar nada! 

Contra:  hummm, talvez a visualização, né? A pessoa não consegue visualizar nada e fica se sentindo frustrada na meditação. rsrs Mas acho que é questão de treino! Só praticar que resolve! 

7 – Canal Arte de Viver 

A meditação: Transformando Emoções 

Quem conduz: Sri Sri Ravi Shankar, guia espiritual indiano fundador da organização “Arte de Viver”. A meditação é em inglês, com tradução simultânea para o português. 

Duração: 19 minutos e 15 segundos 

Prós: o propósito da meditação (transformando emoções) e a voz do guia  – é suaaaave e até engraçada às vezes, principalmente na parte de inspiração e expiração. O mantra (?) nos minutos finais (17:22) também.

Contras: acho longa. Na verdade, sinto dificuldades em meditar por mais de 10 minutos. Vou dispersando… Ah, tem intervalos de silêncio nesta meditação também, o que me deixa meio perdida. 

E você? Tem alguma meditação guiada em português para me indicar?

Se tiver, deixe nos comentários! Como eu contei aqui, o desafio acabou, mas eu continuo meditando! #rumoailuminação #namastê

Só um parênteses: depois acessem essa meditação guiada aqui…Descobri por acaso e tenho que dizer que achei bem engraçada a narração em português de Portugal! rs 

5 (100%) 2 votes

Deixe o seu comentário