Os Segredos da Mente Milionária: o livro mais vendido em 2017 na categoria Negócios

Os Segredos da Mente Milionária foi um dos livros que citei neste post sobre o aplicativo 12 minutos.

Fiquei com vontade de falar mais sobre ele aqui no blog, aproveitando que temos a seção Finanças. A ideia desse espaço é compartilhar dicas de leituras, cursos e vídeos que falem de dinheiro de forma mais leve e descomplicada. 

 Os Segredos da Mente Milionáriair?t=marcelamacedo-20&l=am2&o=33&a=8575422391 Os Segredos da Mente Milionária: o livro mais vendido em 2017 na categoria Negócios é bem esse estilo. Um livro de finanças levinho e super gostoso de ler, mas nem por isso bobinho e superficial. Pelo contrário, o autor T. Harv Eker propõe mudanças profundas na vida financeira do leitor. 

Mas já adianto: esse livro não ensina como escolher o melhor investimento ou criar um planejamento financeiro infalível. Não tem nada a ver com isso. Talvez não seja nada parecido com os outros livros de finanças que você já leu.

Calma que eu explico tudo nesse artigo! 

A história do autor 

O autor do livro é o canadense T. Harv Eker, esse mesmo que nos exibe dólares na foto acima! rs

Ele cresceu em um ambiente familiar marcado por altos e baixos na vida financeira. A falta de estabilidade o obrigou a começar a trabalhar aos 13 anos, entregando jornais e vendendo sorvetes na praia. 

Entre os 20 e 30 anos, T. Harv teve 17 trabalhos e negócios diferentes, sempre com o sonho de ficar rico. Porém, nada dava certo e ele vivia falido, se questionando por que as coisas não iam pra frente, mesmo trabalhando sem parar.  

A grande guinada começou com um conselho de um amigo milionário do seu pai: “Se você quer ser rico, tudo o que tem a fazer é fazer o que os ricos fazem!”. 

Para descobrir exatamente do que o sujeito estava falando, o autor passou os seis meses seguintes estudando pessoas bem-sucedidas nos negócios. Nesses estudos, ele identificou sete princípios de riqueza e decidiu colocá-los em prática em sua nova empresa.  

Com um empréstimo de 2 mil dólares no cartão de crédito, ele abriu uma das primeiras lojas de varejo fitness na América do Norte. Dessa vez o negócio decolou e, em apenas dois anos e meio, mais dez lojas foram abertas.

Depois, metade das ações da empresa foram vendidas para a H. J. Heinz Company, aquela mesma do katchup Heinz. Resultado: o autor ficou milionário e fundou uma escola para ensinar outras pessoas os mesmos princípios e estratégias que aprendeu. 

Hoje ele é presidente da New Peaks, sua empresa de desenvolvimento pessoal e profissional que ministra cursos e programas de treinamentos em vários países.

Um deles é o famoso Millionaire Mind Intensive (Seminário Intensivo da Mente Milionária), que inclusive já foi ministrado no Brasil. 

O sucesso do livro 

Os Segredos da Mente Milionáriair?t=marcelamacedo-20&l=am2&o=33&a=8575422391 Os Segredos da Mente Milionária: o livro mais vendido em 2017 na categoria Negócios foi lançado no Brasil em 2010 e já vendeu mais de um milhão de cópias. Em 2017, foi o livro mais vendido da categoria Negócios no ranking anual do Publishnews. 

A publicação também não sai da lista dos livros mais populares da Amazon Brasil, atualizada com base nas vendas. Já deu para ver que é um clássico, né? Provavelmente você já viu essa capa em alguma livraria!

E esse título, hein? 

À princípio o título Os Segredos da Mente Milionária me causou certa desconfiança.

Olhei para a capa e pensei que se tratava de um monte de fórmulas mágicas. Daquelas que prometem verdadeiros milagres que no fim das contas não acontecem, sabe? rs

Porém, já cheguei à livraria com boas recomendações do livro. O Rafael Seabra, que é uma das minhas referências em educação financeira, recomendou a leitura neste vídeo aqui.  Meu irmão, que só me indica coisa boa, também deu a dica.

Então fui na deles e comprei! E, olha, me surpreendi, viu? Estou para te falar que é um dos melhores livros de finanças pessoais que já li até agora. Me trouxe várias e várias reflexões…

Tudo se resume ao seu modelo de dinheiro 

 T. Harv Eker, autor do livro Os Segredos da Mente Milionária, acredita que o diferencial das pessoas ricas é o modo de pensar e agir. 

É o que ele chama de “modelo de dinheiro”, ou seja, um conjunto de crenças que são alimentadas em nós desde a infância.

Tudo o que nos ensinaram ou vivenciamos no passado a respeito de dinheiro, sobretudo quando éramos crianças, ficou armazenado no nosso subconsciente e se transformou em condicionamento mental, ou seja, naquilo que pensamos ou fazemos de forma automática, às vezes sem perceber. 

Nossos pais, é claro, têm influência na nossa mentalidade financeira, mas vários outros elementos também nos moldam. Irmãos, familiares, amigos, professores, mídia, cultura… 

A proposta: mudança de mentalidade 

Se o nosso modelo de dinheiro cria a nossa realidade financeira, precisamos mudar a nossa maneira de pensar e agir. 

É isso que o autor propõe na segunda parte do livro Os Segredos da Mente Milionária. 

O primeiro passo para a mudança é a conscientização, ou seja, saber como foi formada a nossa mentalidade financeira. 

Depois precisamos entender como essa maneira de pensar e agir impacta a nossa vida financeira atual e nos impede de crescer. 

Por último, temos que dissociar essa mentalidade de quem somos hoje. É possível mudar e pensar diferente. 

Os arquivos da riqueza 

Nesta proposta de mudança, o autor lista 17 modos de pensar e agir que diferenciam os ricos das demais pessoas. São os chamados “arquivos da riqueza”. 

Neste infográfico compartilho com você os 10 arquivos que mais fizeram sentido pra mim. 

Se a sua ideia é ficar milionário (a), sugiro que baixe, imprima e cole o infográfico na porta do seu quarto, de preferência! rsrs #ficaadica

Os Segredos da Mente Milionária: resumo animado (vídeo 8 min)

No infográfico eu listei os 10 arquivos de riqueza que mais fizeram sentido para mim.

Para conhecer os demais (são 17), sugiro que assista a esse resuminho animado do canal Ilustradamente, do Youtube. Achei fofa a animação! Fofa e bem didática também.

Se você está firme no propósito de enriquecer, dá um play aí e bora fixar o que falamos até agora! 

Para aprofundar: audiobook e microbook 

O aplicativo 12 minutos produz versões menores de livros best-sellers, com as ideias principais e conceitos-chaves de cada livro. Os Segredos da Mente Milionária faz parte do acervo e está disponível para leitura no formato de texto ou áudio. 

Para acessar o conteúdo, você precisa se cadastrar no app e assinar o trial gratuito de três dias. Nesse período de degustação, será liberado o seu acesso a toda biblioteca do 12 minutos, formada por mais de 200 livros de marketing, comunicação, negócios, empreendedorismo, gestão e liderança, entre outras categorias. 

Se achou uma boa ideia, acesse o site do 12 minutos para mais informações. Lá mesmo você pode fazer o seu cadastro para começar a testar o aplicativo. E se não sabe que app é esse, neste post vai saber tudo! 

5 (100%) 2 votes

Deixe o seu comentário