Testei o aplicativo Querida Ansiedade – avaliação completa

 

 

Ei, me fala uma coisa…você é ansioso (a)? Não falo daquela ansiedade que bate antes de uma prova ou reunião importante. 

Estou falando da ansiedade persistente, que dá “o ar da graça” na maioria dos dias e não é nada legal. 

No meu caso, vem acompanhada de insônia, dificuldade de relaxar, irritação, pensamentos negativos, esgotamento, entre outras reações que se manifestam há meses. 

Se você também lida com isso, guarde bem esse nome: Querida Ansiedade. Você precisa baixar esse aplicativo, tá? Me escute e faça isso assim que puder.

É gratuito, em português, cheio de funcionalidades e está disponível para Android e IOS. Neste post vou explicar como o app funciona e compartilhar a minha opinião como usuária.

Mas antes, um bjooo Camila Wolf! Nem te conheço e já te gosto! Obrigada por esse app que, pra mim, foi uma grande descoberta! 

Querida Ansiedade: para quem é? 

O aplicativo Querida Ansiedade é para todos que querem se conhecer melhor e aprender a conviver com a ansiedade de forma mais saudável. Veja bem: conviver com a ansiedade, porque se livrar dela não tem jeito.

Isso fica muito claro quando passamos pela seção “Como utilizar o app”, por isso, recomendo que você leia todas as explicações que estão lá.

A Camila Wolf, psicóloga e idealizadora do app, explica tudo de um jeito bem didático, fácil de entender. Nada de textão e linguagem técnica. Ela é simples e objetiva para dar as informações.

Principais funcionalidades 

1 – Como utilizar o app: 

Aqui você recebe orientações para aproveitar ao máximo a experiência com o app.

É também um alinhamento de expectativas, digamos assim. Sugiro que leia todos os tópicos para entender que o aplicativo sozinho não vai fazer milagres.

Controlar a ansiedade requer mudanças de hábitos, o que leva tempo, exige paciência e também dedicação. Dependendo do caso, é preciso acompanhamento profissional.  

2 – Perguntas e respostas: 

Essa é mais uma seção informativa. Nela estão os principais esclarecimentos sobre a ansiedade – o que é, sintomas e por que é impossível se livrar dela – e nem desejável!

Leitura obrigatória para quem consulta o Dr. Google e se depara com várias e várias promessas. Coisas do tipo “10 dicas para acabar com a sua ansiedade de uma vez por todas” ou “30 maneiras simples de acabar com a sua ansiedade rapidamente”.

Não se iluda, porque a ansiedade vai sempre existir na nossa vida. Nessa sessão isso é bem explicadinho. Acho importante não pular essa parte! 

3 – Preciso acalmar agora: 

Aqui estão dois vídeos para assistir no momento em que estiver muito ansioso (a), precisando se acalmar.

No primeiro, a ideia é que você utilize os sentidos (audição, visão, tato e olfato) para perceber o mundo ao seu redor e voltar a sua atenção para o momento presente. Uma tentativa de tirar o foco do seu mundo interior, para que se sinta melhor.

O segundo vídeo é uma técnica que trabalha a respiração. Na tela aparece um loop de desenhos geométricos imitando o movimento da respiração profunda. Exatamente como essa imagem aqui

4 – Exercícios práticos 

Aqui estão exercícios de escrita terapêutica e áudios de meditação guiada para iniciantes. 

Sobre os exercícios, não é nada complexo ou trabalhoso, viu? É pegar um caderninho, sentar e escrever sobre as suas emoções, a partir das orientações que receber em cada atividade. 

Não precisa se preocupar em manter os pensamentos organizados, dar uma lógica ao texto ou escolher bem as palavras.

Menos ainda se apegar à ortografia ou outra coisa qualquer. Apenas vá escrevendo, de forma livre e descompromissada. Sem regras…

Outros conteúdos  

Pelo app você consegue assistir aos vídeos do canal Querida Ansiedade no Youtube. Cada vídeo é sobre um assunto voltado para o autoconhecimento. Metas para o Ano-Novo, mudanças de vida, perdão, crise existencial…

O aplicativo também disponibiliza o ebook gratuito “Ansiedade – um guia simples para transformar a vilã em amiga”.

Eu li o livro na íntegra e gostei! São 30 páginas, mas li numa sentada só. Leitura agradável, conteúdo bem dividido, linguagem simples e informal. 

Mais uma fonte de informação sobre os principais transtornos de ansiedade, como síndrome do pânico e transtorno de ansiedade generalizada

O que mais gostei no app 

Eu achei super úteis as técnicas da seção “Preciso acalmar agora”. Na minha opinião, a melhor funcionalidade do Querida Ansiedade. Muito legal mesmo, principalmente o primeiro vídeo.

Já assisti várias vezes e me senti realmente melhor. É como se alguém estivesse do outro lado da tela conversando comigo e me guiando, sabe? Essa é a sensação. 

Também AMEI os exercícios de escrita terapêutica. Fiz três essa semana: “Pensamentos Catastróficos, Aliviando a Sobrecarga e Pense De Novo. 

Espero continuar praticando diariamente, pelo menos um pouquinho. É ótimo para tirar um bocado de preocupação da cabeça, sabe… Dependendo do dia, dá um baita alívio. Ajuda a tirar um pesinho das costas…rs rs

O que não gostei 

Confesso que não gostei dos áudios de meditação guiada, principalmente o primeiro (5 minutos). Achei a qualidade ruim.

Não consegui me concentrar e relaxar, por conta das falas espaçadas, dos ruídos e da entonação da voz. Mas como o app é recente (foi lançado em março de 2017), imagino que essa melhoria esteja nos planos!  

Seria interessante, também, incluir mais opções de meditação guiada, com diferentes tempos de duração. E futuramente, quem sabe, convidar um guia ou professor fera para guiar uma das meditações…

Outra observação: gostei do conteúdo dos vídeos do Youtube, mas acho que ficariam mais legais se fossem editados e produzidos. Eu ia gostar mais! 

Usabilidade do app

Achei a interface simples e por isso mesmo eu gostei. É fácil e rápido encontrar as funcionalidades do app. O design me agrada também. Tipografia bacana, combinação de cores legal, layout fofo… 

Quanto ao desempenho, nada a reclamar! Até agora não tive nenhum problema técnico com o aplicativo. Funciona bem no meu celular (Moto G 3), sem travar. 

Os vídeos e áudios abrem perfeitamente no meu aparelho, o único problema é que dependem de uma boa conexão à internet para funcionar. Não dá para acessar offline a seção “Preciso acalmar agora”, por exemplo. 

Avaliações no Google Play e App Store 

O Querida Ansiedade tem 8.022 avaliações no Google Play até agora (olhei dia 12/1). Desse total, 7.350 usuários classificaram o app com 5 estrelas. Super bem avaliado, né? 

Na App Store, são apenas 50 avaliações até agora. Classificação 4 estrelas. 

Em relação aos comentários, a maioria dos usuários agradece pela iniciativa e comenta que as técnicas e os exercícios ajudaram durante as crises de ansiedade/pânico.

Também li reclamações de que o app não abre em alguns aparelhos e que os áudios de meditação guiada e vídeos do Youtube estão com problemas. 

Novidades chegando? 

Esses dias notei um ícone novo na tela principal do app: “Tem novidades chegando”. Não sei se é relacionado ao aplicativo ou não, mas desconfio que sim, viu? 

Lendo os comentários do Google Play, vi uma resposta da Camila Wolf a um dos usuários dizendo que “em breve teremos um app novo, lindo e livre de problemas”. 

Vou ficar de olho nas próximas atualizações e, se entrarem novas funcionalidades, eu testo e atualizo o post. A última atualização foi em janeiro de 2018. 

Importante lembrar! 

De forma alguma o Querida Ansiedade substitui o tratamento com um psicólogo ou psiquiatra, se for o caso. O aplicativo é apenas um apoio para quem sofre de ansiedade

No próprio app são dadas orientações de como buscar ajuda profissional. Quem não tem condições financeiras de pagar uma consulta na rede privada, pode buscar atendimento gratuito em postos de saúde ou nas clínicas-escola das faculdades de Psicologia.

Em casos de emergência, o Centro de Valorização da Vida (CVV) também é uma saída.

Eu já publiquei um artigo no blog explicando como o CVV funciona, como os voluntários podem ajudar e quais os canais de comunicação disponíveis. Clique aqui para ler.

Agora eu quero saber: você já testou o Querida Ansiedade? Se sim, como foi a sua experiência com o aplicativo? Conhece algum app semelhante? Me conte aqui embaixo, nos comentários! 

4 (80%) 1 vote

Deixe o seu comentário