6 conselhos de Jout Jout para uma vida mais leve [vídeos no Youtube]

É bem provável que você conheça a Jout Jout. Ela é youtuber e tem um canal com mais de 2 milhões de inscritos. Eu sei que esse número é só uma métrica de vaidade, mas por trás dele está uma pessoa engraçadíssima (hilária eu diria) que fala de coisas super importantes com leveza e humor. Sem passar do ponto.

Eu vejo muito valor no trabalho dela e lamento não conseguir acompanhar o canal Jout Jout Prazer como eu gostaria. É tanta correria, tanto conteúdo para consumir, que eu não consigo assistir aos vídeos com tanta frequência.

Eis que hoje fui para o Youtube matar a saudade de Jout Jout e selecionar 6 vídeos para compartilhar aqui no blog. São conselhos que tem tudo a ver com a temática do Seja Leve – Vida Moderna com Mais Leveza

Vem assistir aqui embaixo! Já aproveito para te convidar a comentar ao fim do post, para que esse conteúdo fique mais rico e colaborativo. Comenta, comenta, comenta! 

1 – Para não desfazer amizade sem necessidade 

desfazer-amizades 6 conselhos de Jout Jout para uma vida mais leve [vídeos no Youtube]
Clique na imagem para assistir

Começando com um vídeo que resume tudo o que penso sobre amizade na vida adulta. Ter amigos depois de uma certa idade é bem diferente de ter amigos na infância e na juventude.

Quando você é mais novo, parece que você e seus amigos têm um pacto de sangue. Juntos, sempre e pra sempre. #bff. Vocês são um grude, fazem tudo juntos e compartilham decisões. 

Aí o que acontece? A vida adulta chega e te faz enxergar que não existe amigo combo completo, aquele que vai atender todas as suas expectativas. Cada amigo tem um papel na sua vida, cada um é bom para alguma coisa.

Tem amigo que é ótima companhia para viajar. Tem amigo que é ótimo para desabafar. Tem amigo que é ótimo para conversar sobre carreira. Tem amigo que é ótimo para sair no fim de semana. E por aí vai…

Quando eu compreendi isso de verdade, parei de cobrar minhas amizades e me senti muito menos cobrada também. E tudo passou a fluir muito melhor! 

2 – Seu ouvido tem um tempo?

desfazer-amizades 6 conselhos de Jout Jout para uma vida mais leve [vídeos no Youtube]
Clique na imagem para assistir

Nesse vídeo, a Jout Jout fala sobre estar mais presente nas nossas conversas e dedicar tempo para ouvir o outro com atenção e interesse genuíno. Pode parecer óbvio, mas em tempos de tecnologia e vida acelerada, atire a primeira pedra quem nunca continuou com olhar fixo no celular enquanto alguém estava ali na sua frente, contando uma história, um caso, um problema.

E quando o outro puxa conversa na academia, na fila da padaria, na poltrona do avião? Tudo o que a gente quer é não render assunto e voltar para a nossa bolha, para o nosso Spotify, para o nosso Insta.

Eu posso apostar que às vezes você põe o fone no ouvido só para não ser incomodado. Não é nem pela música! Tudo bem querer ficar na sua, eu também tenho meus momentos assim.

Mas tenho experimentado me abrir mais para conversas, sem me deixar levar pela correria do dia a dia e pelas distrações. Tenho tido boas oportunidades para isso e tem sido um ótimo exercício. Eu e Jout Jout indicamos! 

3 – Eu sou uma orquídea

desfazer-amizades 6 conselhos de Jout Jout para uma vida mais leve [vídeos no Youtube]
Clique na imagem para assistir

O conselho aqui é sobre lidar com emoções consideradas negativas, como tristeza, raiva e inveja. É algo que eu falo muito no blog Seja Leve: negar ou reprimir sentimentos só serve para uma coisa: torná-los mais fortes. 

Se você está sentindo inveja de uma amiga, por exemplo, não fique se penalizando por isso ou repetindo para si mesma que você não pode sentir inveja. Como bem aconselha a Jout Jout, o melhor nestas horas é aceitar o sentimento e trabalhá-lo enquanto ele estiver acontecendo. É parar e dizer: “Opa, estou sentindo isso. É real. E o que isso diz sobre mim, sobre minha amiga, sobre meu momento?”. 

É uma reflexão difícil, eu sei. E também estou certa de que as respostas podem não surgir com clareza na sua cabeça. Mas, ao mesmo tempo, esse exercício de autoconhecimento pode ser o ponto de partida para algum movimento maior que seja positivo para a sua vida. 

4 – Tá, mas como faz isso de se amar? 

desfazer-amizades 6 conselhos de Jout Jout para uma vida mais leve [vídeos no Youtube]
Clique na imagem para assistir

Agora um vídeo sobre autoestima e autoconfiança! Um dos conselhos da Jout Jout é se rodear de pessoas que te colocam pra cima e não pesam as conversas com preocupações sobre a aparência. E faz todo sentido, né?

É muito fácil entrar na onda e se deixar contagiar pelo coleguinha de trabalho que só quer almoçar salada todo dia. Ou pela amiga que acorda 5h para malhar todo santo dia.  

Outro ponto importante é não ficar se nivelando por baixo e pensando “ah, mas eu não sou boa nisso” ou “ah, eu não sou boa o suficiente“. Tudo bem, pode ser mesmo que você não seja boa nisso mesmo, mas e os pontos fortes? Também existem! Como diz a Jout Jout, vá se namorar um pouquinho, menina! 

5 – Os 2 focos 

desfazer-amizades 6 conselhos de Jout Jout para uma vida mais leve [vídeos no Youtube]
Clique na imagem para assistir

O tema aqui é “Como você se vê daqui a dez anos?”. Acho ótimo esse assunto, porque essa perguntinha ainda é muito comum nas entrevistas de emprego.

Os recrutadores querem saber se você é uma profissional focada (o), se pretende se desenvolver na empresa e se tem planos e metas para os próximos DEZ ANOS. Por mais que você ensaie uma resposta antes e responda tudo bunitinho pra eles, no fundo a incerteza permanece na sua cabeça. O futuro é incerto, a vida é dinâmica, os planos mudam num instante.  

Qual o problema em não ter uma ideia clara de como você estará daqui a dez anos? Não acho que seja falta de planejamento, foco e ambição profissional. A gente precisa mesmo dessa resposta na ponta da língua? O vídeo desperta um pouco para essa reflexão. E este meu post aqui também (aproveitando o gancho!).

6 – Pequenas derrotas pessoais, bem-vindas 

desfazer-amizades 6 conselhos de Jout Jout para uma vida mais leve [vídeos no Youtube]
Clique na imagem para assistir

Esse é pra você que ainda não entendeu o veeeeeeeeeelho clichê de que errar é humano. No vídeo, a Jout Jout fala sobre a necessidade do erro para a gente crescer na vida.

Devemos sim tentar errar menos, mas o erro faz parte da vida. Aprende com ele e segue em frente. Não precisa ter vergonha por ter errado e tentar esconder suas derrotas pessoais, achando que o mundo acabou. Ou então se comparando com os outros e achando que tá todo mundo prosperando, enquanto você fracassa. 

Por fim, a Jout Jout mostrou algumas músicas de funk em que os erros de gravação aparecem propositalmente na música. Um jeito legal de deixar o papo mais leve e reforçar que não, a gente não precisa esconder nossas derrotas pessoais. E que sim, elas são bem-vindas! 

Fim do post e hora de saber: você conhece algum conselho da Jout Jout para uma vida mais leve? Sim? Então compartilhe o link do vídeo nos comentários! 

[kkstarratings]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.