Agilidade emocional, o novo livro da Susan David lançado no Brasil [INFOGRÁFICO]

Quem assina a newsletter do blog Seja Leve e abre os e-mails, já me viu falando sobre a Susan David. Ela é psicológa, professora em Harvard e autora do livro “Agilidade emocional”, lançado no Brasil em abril deste ano. 

Inclusive eu comentei na news que iria ler o livro e comentar sobre ele aqui no blog. Pois bem! Leitura finalizada e cá estou eu com esse post! Mas antes de tudo, vamos falar sobre o que é agilidade emocional?

Que tal assim: passamos rapidamente pelo conceito, entramos no livro em si e depois você vai embora com um infográfico com as principais ideias da autoraParece interessante? Hummmmm, acho que eu ouvi um SIM, então BORA começar! 

Afinal, o que é agilidade emocional? 

Susan David, criadora do conceito, define agilidade emocional como a capacidade de saber conviver com as nossas emoções, pensamentos e opiniões sobre nós mesmos.

Na visão da autora, a maneira de lidar com o nosso mundo interior é o que determina o sucesso e o bem-estar em todas as esferas da vida – relacionamentos, carreira, saúde e felicidade.

Mas ter agilidade emocional não significa rejeitar ou ignorar pensamentos e sentimentos incômodos, muito menos obrigar-se à adotar a filosofia do “pense positivo”. De acordo com Susan, as pessoas emocionalmente ágeis aceitam e enfrentam as suas emoções com curiosidade, aceitação, coragem e compaixão.  

Na prática, elas demonstram:

  • flexibilidade ao lidar com o mundo complexo e em constante mudança;
  • capacidade de tolerar níveis elevados de estresse e suportar reveses, permanecendo ao mesmo tempo envolvidas, abertas e receptivas;
  • compreensão de que a vida nem sempre é fácil, mas que é preciso continuar agindo de acordo com os valores que mais prezam e perseguindo os grandes objetivos, aqueles de longo prazo;

De onde surgiu o conceito? 

O conceito foi desenvolvido por Susan David após mais de 20 anos de pesquisa sobre emoções, felicidade e autorrealização.

Algumas constatações desse trabalho foram apresentadas em um artigo publicado na revista Harvard Business Review, em 2013. O texto foi escrito por Susan David e sua colega da Universidade de Harvard, Christina Congleton.

As duas contaram que um problema muito comum nas empresas é que os líderes não encaram de frente seus pensamentos e sentimentos perturbadores. Para transmitirem segurança e otimismo para a equipe, eles tentam corrigir, disfarçar ou sufocar suas emoções indesejáveis.

Porém, nada disso funciona, na visão das pesquisadoras. De acordo com elas, vários estudos já mostraram que tentar minimizar ou ignorar pensamentos e emoções serve apenas para amplificá-los.

Daí a importância da agilidade emocional para o sucesso nos negócios. Líderes emocionalmente ágeis aceitam e enfrentam seus pensamentos e emoções com autenticidade, coragem e compaixão. 

Quem é Susan David?

Susan David é sul africana e atualmente vive em Boston, nos Estados Unidos.

Susan David é Ph.D em Psicologia pela Universidade de Melbourne, psicóloga da Faculdade de Medicina de Harvard e co-fundadora do Instituto de Coaching do Hospital McLean, também em Harvard.

Além disso, trabalha como coach e consultora de executivos no comando de aquisições, transições de liderança e revisões de estratégia de pessoas. Sua lista de clientes inclui as Nações Unidas, o Fórum Econômico Mundial e a empresa Ernst & Young.

Há mais de 20 anos, Susan David estuda as emoções e como interagimos com elas. Seus estudos deram origem ao artigo “Agilidade Emocional”, publicado em 2013 na revista Harvard Business Review”. Três anos depois, ela lançou o livro de mesmo nome, que ganhou versão brasileira em 2018 e foi lançado pela Editora Cultrix.

Susan David, inclusive, esteve no Brasil em junho deste ano para o lançamento do livro. Em sua primeira visita aqui na terrinha, a autora participou do HSM Leadership Summit 2018, em São Paulo.

No evento, ela apresentou a palestra “Agilidade Emocional: superando obstáculos pessoais para prosperar na vida e no trabalho”. A autora também esteve em um bate-papo e sessão de autógrafos na Livraria Cultura, na Avenida Paulista (SP).

O livro Agilidade Emocional 

No livro, Susan David apresenta a agilidade emocional como a “habilidade que separa aqueles que vencem os desafios daqueles que fracassam”. Ao longo das 267 páginas do livro, a autora nos mostra o poder de enfrentar as emoções difíceis, em vez de tentar evitá-las, reprimi-las ou transformá-las em emoções positivas. 

Na visão dela, nenhuma dessas saídas funcionam. Somos programados para nos sentir negativos de vez em quando, isso faz parte da condição humana. Além do mais, tentar corrigir ou reprimir pensamentos e sentimentos indesejáveis apenas os torna mais poderosos. Eles continuam na nossa cabeça nos controlando.  

Ok, como lidar então? 

O que precisamos fazer é encarar pensamentos e sentimentos indesejados e incômodos corajosamente, fazer as pazes com eles e encontrar uma maneira sincera e aberta de conviver com eles. Esse é o ponto de partida para aumentar a nossa agilidade emocional.

Em segundo lugar, precisamos ter a capacidade de nos afastar dos nossos pensamentos e sentimentos difíceis e observá-los sob uma perspectiva diferente. Com esse afastamento (ela ensina algumas técnicas para se afastar), podemos perceber que existem outras maneiras de enxergar uma situação e lidar com ela.

Além disso, passamos a vivenciar os pensamentos apenas como pensamentos e não como fatos, direcionamentos e instruções. A partir disso, podemos escolher deixá-los de lado e focar no que realmente importa. Exemplo: “sou péssimo para falar em público, mas apresentar meu belo projeto para a equipe é mais importante”. 

Nesse ponto, é essencial sabermos claramente o que é verdadeiramente importante para nós. Esse, inclusive, é o quarto passo para promover a agilidade emocional. Para a autora, “quando identificamos os nossos valores pessoais e agimos de acordo com eles, o abismo entre a maneira como nos sentimos e a maneira como nos comportamos diminui”. 

Por fim, precisamos partir para a ação e ajustar nosso mindset, nossos hábitos e a nossa motivação (estabelecer metas em função do que queremos fazer e não do que temos que fazer). 

Capítulos

  • Capítulo 1: da rigidez à agilidade
  • Capítulo 2: enredado 
  • Capítulo 3: tentando desenredar
  • Capítulo 4: olhar de frente
  • Capítulo 5: afaste-se
  • Capítulo 6: seja coerente com seus motivos
  • Capítulo 7: siga em frente: o princípio dos pequenos ajustes
  • Capítulo 8: o princípio da gangorra
  • Capítulo 9: agilidade emocional no trabalho 
  • Capítulo 10: criando filhos emocionalmente ágeis

O que achei do livro?

De forma geral, achei ótimo e indico a leitura. A Susan David não só apresenta a agilidade emocional como conceito como também compartilha passos práticos para ajudar as pessoas a serem emocionalmente ágeis no trabalho, nos relacionamentos, na vida de forma geral. 

No capítulo 2, por exemplo, ela ensina técnicas para nos afastarmos dos pensamentos e sentimentos difíceis e observá-los de forma aberta e imparcial. No capítulo 6, sugere uma série de perguntas para ajudar na identificação dos nossos valores pessoais. Nos capítulos 8 e 9, compartilha estratégias para pequenos ajustes no mindset, nos hábitos e na motivação.  

Principal mensagem 

Para mim é: aprender a aceitar e rotular as  emoções indesejadas (raiva, culpa, ódio, inveja, tristeza, dor etc). “Há um mundo de diferenças entre estresse e raiva ou estresse e decepção ou estresse e ansiedade. Se não conseguirmos rotular com precisão o que estamos sentindo, fica difícil nos comunicar bem o bastante para obter o apoio de que precisamos”.

Eu vejo total sentido no que a autora diz no trecho acima. É realmente importante aprender a reconhecer e identificar exatamente o que estamos sentindo, sem rótulos vagos e simplistas como “estou estressado”. 

É dessa maneira que podemos chegar à causa desse sentimento indesejado e encontrar maneiras de conviver com ele. Além do mais, esse hábito de rotular emoções pode nos ajudar a expressar verbalmente o que queremos, de forma mais clara e precisa. Resultados prováveis: menos conflitos, discussões e brigas na nossa vida. 

Infográfico gratuito

Fiz um infográfico com as ideias do livro que mais me chamaram a atenção e fizeram sentido para mim. Pode ficar à vontade para salvar e/ou compartilhar o arquivo. Clicando em cima dele, o tamanho amplia, tá?  

Quanto custa o livro “Agilidade Emocional”?   

Para quem ficou afim de comprar o livro da Susan David, aqui vão os preços: 

Eu pesquisei nessas três lojas porque são as minhas preferidas e tenho tranquilidade em indicá-las aqui no blog. E provavelmente você aí do outro lado já conhece todas elas, né? Só uma coisa: no caso do livro físico, ainda tem o valor do frete, ok? 

Audiobooks + microbooks do livro 

Quem não quiser ou puder comprar o livro físico tem os aplicativos de livros como alternativa. Indico dois: o Ubook e o 12min, que disponibilizam a versão resumida de “Agilidade Emocional” nos formatos de áudio (audiobook) e texto (microbook).

Para acessar o conteúdo, faz assim:

  • vá até a sua loja de aplicativos (Google Play ou App Store);
  • procure pelo app Ubook ou 12min;
  • baixe o aplicativo;
  • crie a sua conta gratuita (nome e e-mail);
  • cadastre-se para o teste grátis (7 dias no Ubook e 3 dias no 12 minutos).

Durante esse período de testes você terá acesso ilimitado à biblioteca de livros do app e poderá acessar o audiobook e microbook do livro Agilidade Emocional. 

Apenas lembre-se de cancelar o teste grátis antes do prazo de vencimento, caso não queira assinar o plano pago. Se não fizer o cancelamento antes, o valor da assinatura será cobrado no seu cartão de crédito. (você vai precisar informar os dados do seu cartão para ter direito ao teste grátis). 

Para assistir: palestra TED da Susan David 

Eu já recomendei esse vídeo lá no Instagram do Seja Leve. Quem aí já assistiu? É uma palestra que a Susan David apresentou na conferência TEDWomen 2017, nos Estados Unidos. 

A gravação foi disponibilizada gratuitamente no site ted.com, com tradução para 19 línguas, incluindo o português. O vídeo, no ar desde o início deste ano, já alcançou mais de 2 milhões de visualizações. 

Na palestra, a Susan David explicou como a maneira como reagimos às nossas experiências internas (emoções, pensamentos e histórias) é determinante para os nossos comportamentos, sucesso e bem-estar em todos os aspectos – carreira, relacionamentos, saúde, felicidade.

Como ela disse, “a forma como encaramos o nosso mundo interior condiciona tudo – todos os aspectos da nossa forma de amar, de viver, de criar filhos e de liderar”. Além disso, a psicóloga enfatizou que é impossível ter uma vida com sentido sem estresse e desconforto.

Isso faz parte, mas ainda assim passamos o tempo todo nos esforçando para não ficar estressados ou nos sentir desconfortáveis. Enxergamos essas emoções como ruins, como algo negativo que não deveríamos estar sentindo. Tentamos a todo custo minimizá-las ou sufocá-las.

Bom, se isso tudo aí em cima faz sentido na sua cabeça, assista ao vídeo! É um excelente resumo do que você vai encontrar no livro Agilidade Emocional. 

 

→ E óh, se você gosta de assistir a palestras TED, provavelmente vai gostar deste post aqui. Indiquei 4 palestras TED sobre propósito e felicidade no trabalho. Todas são em português, aliás, uma é em espanhol, mas tem legenda!  

Para aprofundar: matérias e entrevistas

Se quiser aprofundar um poquito más, dê uma olhada nos links que separei. São matérias e entrevistas que saíram na mídia quando a Susan David esteve no Brasil. Ela veio para cá em junho deste ano para lançar o livro Agilidade Emocional. 

E mais links legais aqui:

Fim de post e hora de saber o seguinte: você já conhecia a Susan David? Já leu o livro Agilidade Emocional? O conceito faz sentido para você? Responde aqui nos comentários! 

[kkstarratings]

2 Comentários


  1. Oi Marcela, eu não a conhecia e baixei o audio book “quase sem querer” no Ubook. Aliás, fica a dica como opção. Ainda estou no capítulo 6 e estou achando bom demais!

    Aproveito para dizer que acho seu blog de muito bom gosto em todos os aspectos.

    Obrigado por compartilhar seu tempo e experiências.

    Responder

    1. Ei Robson, que bom te ver aqui de novo :)! Acabei de entrar no Ubook e vi que o audiobook do livro está lá! Apesar de ser pago, o app tem trial gratuito de 7 dias, né? Vou indicar no post então! Inclusive vc me lembrou que o 12minutos já fez resenha do livro também! Vou acrescentar essas duas dicas no post, como uma alternativa para quem não quiser ou puder comprar o livro físico. Valeu demais pela contribuição e pelo feedback sobre o blog. Espero continuar compartilhando experiências e informações que sejam úteis pra vc! Abração!

      Responder

Deixe o seu comentário