As 3 melhores palestras TEDx para entender os benefícios da meditação

Quem aí adora uma palestra TEDx gratuita no Youtube? Eu com certeza! Se você também levantou a mão, talvez você goste da minha seleção das 3 melhores TEDx sobre os benefícios da meditação

São vídeos curtinhos, de no máximo 15 minutos cada. Ou seja, tudo o que você precisa são de 45 minutos livres no fim de semana para assistir os três! Tooopa? Garanto que vai valer a pena!  

Já aproveito para reforçar que a sua contribuição é muito bem-vinda por aqui. Se quiser indicar alguma palestra TEDx sobre os benefícios da meditação, é só deixar a sua sugestão no espaço de comentários!

1 – O poder da meditação em ambientes de alta performance – Elisa Kozasa (2017) 

Quem apresenta: Elisa Kosaza, pesquisadora do Hospital Albert Einstein, de São Paulo. Lá ela conduz uma especialização do programa Cultivating Emotional Balance (CEB). 

Resumo: Nessa palestra, a pesquisadora Elisa Kosaza fala sobre dois elementos essenciais para a alta performance no trabalho e na vida em geral. São eles: algum nível de estresse e um alto nível de bem-estar.

Aí entra a meditação, uma das ferramentas capazes de nos ajudar a aumentar o nosso nível de bem-estar. Ao meditar, temos a possibilidade de trazer a nossa mente para o momento presente e prestar mais atenção ao que está acontecendo aqui e agora.

Comentários: Gostei demais do contexto que a Elisa fez antes de entrar nos benefícios da meditação. Também gostei da visão dela sobre o “ambiente de alta performance”, que não se limita apenas a um ambiente de trabalho produtivo.

Tem a ver com a nossa vida em geral e com a ideia de sermos pessoas melhores e mais inteligentes emocionalmente. Tudo isso que ela falou está alinhado com o que eu penso e busco trazer para a minha vida e para as nossas conversas aqui no blog Seja Leve.

Para aprofundar: recomendo “A Ciência da Meditação”, novo livro do psicólogo e jornalista Daniel Goleman, citado na palestra. Eu ainda não li, mas está na minha lista de próximas leituras. Se você for ler, me conta depois o que achou! 

2 – Andy Puddicombe: tudo o que você precisa são 10 minutos consciente (2013) 

Quem apresenta: Andy Puddicombe, ex-monge budista, especialista em meditação e criador do aplicativo Headspace (em inglês). 

Resumo: Nessa palestra, Andy Puddicombe fala sobre a importância de cuidarmos da nossa mente neste mundo acelerado de hoje. A meditação é um desses cuidados que podem nos ajudar a eliminar distrações, lidar com emoções difíceis e nos tornar mais conscientes quanto ao momento presente. 

Partindo dessa ideia, ele mostra que meditar pode ser muito mais fácil do que a gente imagina. Para começar a praticar, não é preciso seguir nenhum ritual, nem reservar 40 minutos na sua agenda. Basta 10 minutos por dia para acalmar a mente e estar presente no aqui e agora. 

Comentários: esse deve ter sido o primeiro TED que assisti sobre os benefícios da meditação. Fiquei encantada com a maneira como o Andy Puddicombe ajuda a desmistificar a prática e torná-la mais praticável no meu dia a dia. Dez minutos diários, quem não tem?

É claro que você pode e deve meditar por mais tempo, se puder. Mas a ideia central da palestra não é o tempo de duração da prática, mas a importância de parar alguns minutinhos por dia para acalmar a nossa mente. Esse é o ponto! 

Para aprofundar: o livro “Meditação e Mindfulness”, do Andy Puddicombe. A edição em português foi lançada no Brasil em 2016 pela Editora Nascente. Eu ainda não li e você? Me conta aí nos comentários! 

3 – O poder da atenção plena: o que você pratica, se fortalece (2017) 

Quem apresenta: Shauna Shapiro, psicóloga clínica, especialista em mindfulness (atenção plena) e professora da Santa Clara University, localizada na Califórnia, nos Estados Unidos. 

Resumo: o tema da palestra é o mindfulness, um estado mental que pode ser alcançado por meio da meditação e que consiste em voltar a nossa atenção para o momento presente. 

Ao longo da apresentação, Shauna Shapiro busca demonstrar por que o mindfulness é uma das formas mais efetivas para uma transformação de vida verdadeira e duradoura. Para isso, ela compartilha a sua experiência pessoal com a atenção plena e suas principais descobertas em 20 anos de pesquisas sobre o assunto. 

Comentários: para mim, o mais interessante na palestra foi a reflexão a respeito da autocrítica e da vergonha. Quando nos sentimos envergonhados, realmente tentamos evitar essa emoção, não é? Não queremos lidar com a vergonha. Mas deveríamos fazer justamente o contrário; olhar com atenção para as partes que não queremos ver e que nos impedem de mudar. 

Para aprofundar: o livro “Atenção Plena: mindfulness”, dos autores Mark Williams e Danny Penman. A versão brasileira foi lançada por aqui em 2015 pela Editora Sextante. Alguém aí já leu? Tive boas indicações dele! (Alô Caaaaroooooool, obrigada pela dica hein!rs).

Gostou das palestras TEDx sobre os benefícios da meditação?  

Então conta para mim qual dos TEDx acima fizeram mais sentido para você? E o que você pensa a respeito dos benefícios da meditação? Tem o hábito de meditar? Deixe o seu comentário aqui embaixo e participe dessa conversa!

E se você adora uma palestra TEDx, dá uma conferida neste post aqui. Compartilhei a minha seleção das 4 palestras TEDx sobre felicidade e propósito no trabalho. 

[kkstarratings]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.