O chá pra mim é mais do que uma alternativa ao cafezinho – parei de tomar há alguns anos. É também um item do meu combo contra a insônia que hoje mesmo deu as caras por aqui e me fez acordar às 4h da manhã.
É dureza, viu…E vou te falar que o chá tá longe de ser a solução, mas ajuda a diminuir a ansiedade – e é ela quem tá por trás dessa insônia chata aí.
Sem contar que é uma delícia, né? Quente ou gelado, um chazinho tem seu lugar! Então vamos às dicas?!
Se tiver sem tempo pra ler o post todo, rola o mouse e vai direto pra versão resumida em infográfico! Só salvar no celular e computador e levar a informação com você! 😉
5 dicas de chá para ansiedade e insônia
#1: Mulungu, passiflora e camomila
Descobri essa combinação há alguns anos, quando consultei com uma homeopata. Ela me indicou, fui experimentar e foi tiro e queda pra mim! Desde então, eu tomo e recomendo pra todo mundo que tem insônia.
É um chá in natura, tá? Você compra as plantas à granel em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação. A indicação é tomar à noite, pelo menos 30 minutos antes de deitar.
#2: Camomila
Não tem mulungu, nem passiflora em casa? Vai só de camomila mesmo!
Clássica, versátil e boa pra quase tudo, inclusive pra insônia, ansiedade e estresse. Isso por conta do componente apigenina, que atua modulando o GABA, um neurotransmissor super importante envolvido com os processos de ansiedade.
Por ser leve, dá pra tomar o chazinho de camomila durante o dia também.
#3: Capim limão, melissa e maracujá
Agora uma opção de sachê pra quem quer praticidade! A dica é o chá misto de capim limão, melissa e maracujá da marca Tribal, vendida nos supermercados e também na internet.
É orgânico, delicioso e tem efeito calmante, sendo recomendado pra controlar a insônia e como relaxante muscular. A recomendação é tomar à noite, antes de dormir, tá? Eu já tomei durante o dia algumas vezes e fiquei BEM sonolenta. Foi bom não!
Sobre o preço, não é muito barato, se for comparar com marcas mais populares como a Matte Leão, por exemplo. Eu compro por R$ 13,39 a caixinha com 15 sachês.
PS: deixo aqui o crédito pra Biba, minha amiga que me apresentou esse chazinho porreta aí!
#4: Valeriana e passiflora
Mais uma combinação das boas! Tanto passiflora (folha de maracujá) quanto a valeriana são muito recomendadas pra insônia e ansiedade, seja na forma de chá ou de cápsula (essa última sob orientação médica).
Vamos combinar que a valeriana não é nenhum pouco gostosa, cheirosa e barata, mas é extremamente popular pelo seu efeito calmante e auxiliar do sono.
É bastante consumida nos Estados Unidos, inclusive sendo reconhecida pela FDA (Food and Drug Administration) como segura pra consumo. Popular também na Europa, principalmente na Alemanha.
#5: Erva-cidreira
Essa é clássica né? Uma das substâncias na composição da erva-cidreira é o ácido rosmarínico, que tem ação antioxidante e ajuda a criar a sensação de relaxamento, tranquilidade e bem-estar.
Você pode fazer o chazinho com a erva pura, que não é muito forte e dá pra tomar durante o dia tranquilamente – é só não exagerar. Outra opção é misturar a erva-cidreira com melissa, folha de maracujá (passiflora) e mulungu.
Sem tempo pra ler o post? Vai de infográfico!
Não vá embora sem ler isso
🍵 Alguns chás são contraindicados pra mulheres grávidas ou em fase de lactação. Se esse é o seu caso, consulte o seu médico antes de tomar qualquer chá, combinado?
🍵 Pessoas que tomam remédios, como anticoagulantes, também devem ter cuidado e procurar orientação médica antes de entrar no chazinho.
🍵 Chás de saquinho são mais práticos, mas por serem industrializados, contêm muito pouco da planta. Prefira sempre os ingredientes in natura, comprados à granel.
🍵 Mesmo sendo natural, chá em excesso faz mal. Eu, por exemplo, tomo uma ou duas xícaras por dia. Não é recomendado passar de três.
🍵 Tomou um dos chás que indiquei e foi bom pra você? Continue tomando, ao longo de várias semanas, pra potencializar os efeitos.
🍵 Quanto tempo antes de dormir é indicado tomar o chá? Não existe uma regra geral, eu tomo pelo menos meia horinha antes de deitar.
🍵 Chá mate, chá verde e chá preto são estimulantes. É bom evitar, tá?
Insônia crônica? Procure um médico
A sua insônia pode ser considerada crônica se você teve dificuldades pra iniciar ou manter o sono pelo menos três vezes por semana nos últimos três meses ou mais. Se esse é o seu caso, procure um clínico geral, neurologista ou psiquiatra.
É importante procurar um médico pra evitar riscos de desenvolver doenças do coração, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ganho de peso ou obesidade. Portanto, não negligencie e cuide da sua saúde.
Leia também:
Pra complementar o assunto de hoje, recomendo que leia o post abaixo. Compartilhei 6 coisas que mais me ajudam a dormir melhor. Bora lá?
👉 Insônia: o que fazer pra dormir melhor? 6 coisas que funcionam pra mim