Desafio 30 dias: O milagre da manhã

Acho que está passando da hora de alguém (lê-se: eu) sair da zona de conforto e lançar um novo desafio aqui no blog. Já tivemos o desafio da meditação guiada, o desafio das pequenas alegrias diárias e agora vem mais um por aí! É o desafio O milagre da manhã

Para criá-lo, me inspirei no livro O milagre da manhã (The Miracle Morning), lançado no Brasil em 2016 pela Editora BestSeller. O título virou febre por aqui e foi o quarto mais vendido no país em 2020, segundo o ranking da Publishnews. 

Neste post vou falar um pouquinho sobre o livro, a história do autor Hal Elrod e os detalhes do desafio, que começa hoje e continua pelos próximos 30 dias. Já deixo o convite para você também entrar nessa e vermos juntos onde isso vai dar! Topa? 

Sobre o livro 

capa-livro Desafio 30 dias: O milagre da manhã

Quando bati o olho no livro pela primeira vez, olhei para a capa com certa desconfiança. Achei o título meio assim… Fajuto?! Milagre da manhã? Hum, isso não está me cheirando bem! 

Acontece que o livro é um dos mais vendidos no Brasil há anos e tem muito burburinho em torno dele nas redes sociais. Então me perguntei: qual a razão do sucesso? E decidi comprá-lo para descobrir a resposta. Comprei, li e vi muito sentido na ideia central (falaremos disso mais adiante), maaaaaaaaas o livro em si não repercutiu muito em mim, sabe?

Não me identifiquei tanto com o autor e as mensagens dele. Coisas do tipo: “você pode ter sucesso extraordinário em TODAS as áreas da vida” ou “tudo é possível quando se está comprometido” ou “a fórmula que você sempre quis para alcançar o sucesso está bem aqui!“.

Confesso que fiquei com preguiça em alguns momentos e tive vontade de parar de ler. Também achei que o autor se promoveu demais ao longo do livro e isso me incomodou um pouco. 

Exemplos: as primeiras oito páginas são depoimentos de adeptos do método O milagre da manhã. E a última página tem o título “contrate Hal para fazer uma palestra” e mais depoimentos de quem já assistiu às palestras do autor.

Meio demais, eu achei. E pelo visto, outras pessoas também acharam. Pelo menos foi o que vi lendo as críticas do livro no site da Amazon. Por outro lado, o método O milagre da manhã fez muito sentido na minha cabeça. Vamos falar dele agora!  

Como surgiu o método “O milagre da manhã”

                                       Palestra de Hal Elrod em evento da Amazon 

Tudo começou em 2009, quando a economia dos Estados Unidos estava em grave recessão. Sofrendo as consequências, o autor do livro vivia a sua pior fase. Estava atolado em dívidas, com a renda despencando e os negócios falindo. Ele se sentia devastado mental, física, emocional e financeiramente.

Na tentativa de melhorar, Hal Elrod tomou uma atitude diferente em uma determinada manhã: acordou mais cedo do que o costume e saiu para correr, para arejar a cabeça.

Durante a corrida, ele ouvia no fone de ouvido um áudio que dizia: “Seu nível de sucesso raramente excederá seu nível de desenvolvimento pessoal, pois o sucesso é algo que você atrai pela pessoa que se torna”.

A partir dessa citação, o autor começou a entender que precisava colocar o desenvolvimento pessoal como prioridade. Mesmo não sendo uma pessoa matinal, decidiu acordar mais cedo todos os dias e dedicar a primeira hora do dia para seis atividades simples, porém, poderosas. Daí em diante, tudo começou a se transformar de forma rápida e profunda na vida dele. 

Ao realizar atividades de desenvolvimento pessoal pela manhã, eu não teria as desculpas que se acumulavam durante o dia (estou cansado, não tenho tempo etc). Se eu as fizesse de manhã, antes que o resto da minha vida e o meu trabalho atrapalhassem, poderia garantir que aquilo aconteceria todos os dias. (Hal Elrod)

O que é o método?  

Para o autor Hal Elrod, esse é o método mais simples e eficaz para melhorar qualquer área da nossa vida. Um processo simples, porém, revolucionário. Uma jornada milagrosa. 

Definições à parte, como isso funciona na prática? Então, a proposta é bem simples (ou não, né! rs): acordar mais cedo do que o costume todos os dias (30 a 60 minutos antes) e dedicar a primeira hora do dia para melhorar a si mesmo.

Mas como? Praticando seis atividades diárias voltadas para o desenvolvimento pessoal. Essas “regrinhas” são chamadas pelo autor de “Salvadores de vida de O milagre da manhã”. Veja no infográfico quais são:

capa-livro Desafio 30 dias: O milagre da manhã

Em curto prazo, o autor começou a se sentir com mais energia, motivação, clareza e concentração depois que incorporou as seis atividades à sua rotina. 

Com o tempo, mais resultados: mais qualidade de vida, maior renda, mais disciplina, menos estresse e até perda de pesoHoje ele é empreendedor, corredor de ultramaratonas, autor de livros e palestrante internacional.

Clique aqui para conhecer mais sobre a história de superação de Hal Elrod. 

Como vai funcionar o desafio? 

Pelos próximos 30 dias vou acordar 1 hora mais cedo, ou seja, às 6 horas da manhã. Na primeira hora do dia, vou me envolver com as seis atividades propostas no livro O milagre da manhã. São elas: silêncio, afirmações, visualizações, exercício físico, leitura e escrita. 

Não sei se vou seguir essa ordem, provavelmente não. Por enquanto defini apenas que vou praticar uma na sequência da outra, gastando 10 minutos em cada (é só uma média!).

Na parte do silêncio, pretendo meditar ou rezar. Na hora das afirmações, a ideia é repetir essa afirmação pessoal aqui embaixo que eu mesma criei. Quem quiser ideias para criar a sua, pode dar uma olhada neste arquivo aqui, que reúne as afirmações pessoais do autor.

capa-livro Desafio 30 dias: O milagre da manhã

 Na hora do exercício físico, a ideia é fazer aulas de alongamentos básicos no Youtube ou em algum aplicativo de celular. Tem taaaaaaantas opções hoje em dia, né?  

Nunca usei nenhum app fitness, mas pretendo testar alguns durante o desafio. Estou pensando em começar por esse aqui que descobri na Google Play. Se você, aí do outro lado, tiver alguma indicação, deixa pra mim nos comentários!? #agradecida

Já na parte da leitura o plano é continuar lendo “O Jeito Harvard de Ser Feliz”, que comecei recentemente. Por fim, pretendo pular o momento da escrita porque eu já trabalho escrevendo e já pratico BASTANTE! hahahah…brincadeira! Vou usar esse tempo para a escrita terapêutica ou para escrever as tarefas do meu dia ou anotar as partes mais importantes do livro. 

Ahhhhhh, gente, peraí! Faltou a parte das visualizações! Tem também! A ideia aqui é tentar visualizar um dia bom, tranquilo e produtivo e tudo aquilo que eu desejo para a minha vida nesse momento. 

Será que vou dar conta? 

via GIPHY

Pode parecer um mundo de afazeres para um único desafio, né? Talvez você esteja lendo este post e pensando: me poupe Marcela, já faço coisa demais. Te entendo, ah, como entendo!

Mas sabe o que eu acho? Na prática não será muita coisa assim não. Algumas atividades são bem simples e rápidas, como as afirmações e visualizações. Imagino que o mais difícil, pessoalmente falando, será acordar uma hora mais cedo e sair da cama. rs 

De toda forma, conto com a possibilidade de eliminar uma atividade ou outra, se ficar pesado demais. Tem gente, por exemplo, que usa 100% do tempo somente para ler. Outros preferem apenas meditar e praticar yoga pelo Youtube. Outros aproveitam para fazer um curso online de desenvolvimento pessoal…

Enfim, cada um pode personalizar o desafio de acordo com seus objetivos e sua rotina. Não pode ser algo sacrificante, pesado, obrigatório. Não pode gerar frustração, ansiedade e sobrecarga. 

E, claro, não funciona para todo mundo. Quem sai para trabalhar muito cedo, provavelmente não vai conseguir acordar uma hora antes para o desafio. Quem tem insônia também não. Eu mesma acordo no meio da madrugada de vez em quando e tenho dificuldades para dormir de novo. Se isso acontecer nas próximas semanas, não sei como vai ser! rs

Vai ter desafio aos fins de semana? 

via GIPHY

No fim de semana não. Nem sei se vou conseguir cumprir o desafio durante a semana, quanto mais aos sábados e domingos! Pode até parecer falta de força de vontade da minha parte, mas na verdade estou tentando ser realista e ir com calma.

Sem contar que eu AMO dormir tarde aos fins de semana e não quero abrir mão disso! Nem acho necessário, para falar a verdade…Se eu me desafiar cinco dias por semana, já me dou por satisfeita. Sério mesmo! 

E nos dias sem tempo e de pressa?

capa-livro Desafio 30 dias: O milagre da manhã

Nesses casos, o autor do livro recomenda gastar apenas seis minutos com o desafio, ou seja, um minuto para cada atividade. Confesso que achei bem surreal essa ideia, viu…Como assim um minuto de exercício físico ou meditação? Pouco demais! Afirmações e visualizações tudo bem, mas o resto? Não sei se funciona.

Acho que, nos dias mais corridos, vou preferir focar em uma atividade só. Outra alternativa é transferir o desafio para o horário de almoço, se for mais tranquilo. Enfim, não adianta ficar planejando tudo nos mínimos detalhes, né? O negócio é começar e ver como as coisas vão funcionar na prática.   

Dicas para quem vai topar o desafio 

capa-livro Desafio 30 dias: O milagre da manhã

No livro O milagre da manhã, o autor sugere estratégias para todos os viciados no modo soneca. Para mim, a mais interessante é colocar o despertador o mais longe possível da cama, assim serei obrigada a levantar para desligá-lo. Meu único medo é ficar irritada demais e deitar de novo só de raiva! hahaha…

Outra estratégia é estabelecer intenções ao deitarEm vez de ir para a cama e pensar: “putz, amanhã vou madrugar de novo!!!“, a ideia é tentar criar expectativas positivas em relação à manhã seguinte. Para ajudar nisso, o autor disponibilizou quatro afirmações para download no site The Miracle Morning Brasil. Não me identifiquei com nenhuma, mas selecionei uma delas para exemplificar:

Vou acordar amanhã às __: ___ da manhã, porque, ao fazê-lo, eu aumento significativamente a probabilidade de alcançar meus objetivos esta semana, este mês, este ano e para o resto da minha vida.

Estou empenhado em acordar no horário amanhã, primeiramente porque, se o fizer, isso vai permitir que eu desenvolva a disciplina que preciso para ter sucesso.

E, depois, eu sei que a maneira que começo cada dia determina como eu construo minha vida, porque meu dia é a minha vida. Eu não posso aceitar nada menos do que o melhor de mim mesmo.

Resumo animado 

Para quem se interessou pelo livro, vou deixar aqui embaixo um resuminho animado do canal Ilustradamente do Youtube. São 9 minutos de vídeo. 

 

Conheça também: #5am Club 

capa-livro Desafio 30 dias: O milagre da manhã

Não sei se você já ouviu falar no #5amclub. É um movimento mundial que também defende a criação de uma rotina matinal bem definida. Já faz um bom tempo que essa ideia surgiu, mas parece que virou moda aqui no Brasil de uns dois anos pra cá. Quero dizer, faz pouco tempo que ouvi falar sobre isso nas redes sociais…

De forma resumida, os adeptos do #5amclub têm o hábito de acordar diariamente às 5h da manhã. Eles aproveitam a primeira hora do dia, a chamada Hora Santa, para cuidar do corpo, da mente e da produtividade. Cada um define como vai fazer isso, mas Robin Charma, criador do #5amclub, sugere o esquema 20/20/20. Assim: 

  • 20 minutos de exercícios físicos;
  • 20 minutos planejando o dia e suas metas;
  • 20 minutos lendo ou estudando alguma coisa nova.

A proposta faz tanto sucesso na internet que acabou virando livro. “The 5am club: own your morning elevate your life“, de autoria de Robin Charma.

E para você que se identificou com este post, reforço o convite:  Vamos começar juntos o desafio O milagre da manhã? Topa? 

Quer mais desafios como esse? 

capa-livro Desafio 30 dias: O milagre da manhã

Você gosta da ideia de realizar desafios para criar novos hábitos? Hábitos que te ajudem a dedicar mais tempo e atenção à sua saúde mental/emocional e ao seu processo de autoconhecimento? Hábitos que tragam mais leveza, equilíbrio e simplicidade para o seu dia a dia e ajudem a reduzir a ansiedade, o estresse, a angústia? 

Se essa ideia faz sentido para você, quero que conheça o meu e-book com 7 desafios de 30 dias para colocar em prática ao longo do ano. Expliquei passo a passo como cada desafio vai funcionar e compartilhei uma série de dicas e orientações levando em conta o que funcionou e não funcionou para mim quando fiz cada desafio.

Se você quer formar hábitos mais saudáveis para a mente, tá aí o seu ponto de partida! Para comprar o e-book, é só clicar no link abaixo: 

→ Quero comprar o Guia Prático Para Uma Vida Mais Leve

Para não perder o próximo post 

Gostou do que leu aqui e quer receber mais posts como esse? Já te convido a assinar a minha newsletter! Uma vez por semana eu vou me comunicar com você por e-mail pra compartilhar conteúdo exclusivo e avisar sobre os novos posts do blog

E todo mundo que entra pra lista recebe gratuitamente o meu e-book com 50 frases inspiradoras de escritores e cronistas que eu amo, como Martha Medeiros, Ana Jácomo, Clarice Lispector. Acho que você vai gostar! 

  Clique aqui para assinar. 

26 Comentários


  1. Conseguiu fazer o desafio? Continua fazendo? Quero começar e gostaria de saber impressões de quem já fez/faz.

    Responder

    1. Bom dia! Na verdade eu sempre soube que acordar cedo é algo que nos transforma de verdade física e principalmente mentalmente! Sempre que acordava cedo me sentia mais disposta, mais útil e feliz! A leitura de O Milagre da Manhã me fez ter certeza de algo que eu sempre vim desconfiando! Hoje eu acordo cedo sem nem precisar de despertador porque estou sempre com aquele friozinho na barriga, sabe aquele friozinho que você sente na manhã de Natal? Como diz no próprio livro. Sim eu acordo todos os dias antes das 6am super empolgada!
      Comecei a leitura do livro numa fase muito importante, há 2 semanas comecei a estudar para o vestibular de Medicina e olha, algo dentro de mim simplesmente me AFIRMA que não será uma tarefa árdua conseguir passar!
      Voltarei aqui para dar a notícia que será uma das mais felizes da minha vida!
      Ah, eu sofro de Transtorno Borderline, e as palavras do Hal, foram capazes de mudar algo dentro de mim e agora eu mal lembro que sofro de uma doença extremamente complicada e difícil de lidar! Não tem mais aquela depressão que eu costumava sentir assim que abria os olhos pela manhã. JURO! Esse livro mudou e sempre mudará a minha vida!
      Sou eternamente grata.

      Responder

      1. Dayane, nem te conheço e já te gosto! Obrigada pelo seu depoimento. Volte aqui sim pra compartilhar com a gente a notícia da aprovação no vestibular. Já estou na sua torcida!
        Um abraço virtual pra vc! Volte sempre, comente sempre!

        Responder

    2. Até agora foi o melhor resumo do livro! Me empolguei também 🙂
      Você foi bem simples hahahah amei

      Responder

      1. Que bom que curtiu, Babi! E a ideia é simplificar sempre 🙂

        Responder

  2. Faz pouco mais de uma semana que eu desenvolvi o habito de acordar as 4. Não fazia ideia de que tinha um livro que citava justamente isso mas posso afirmar que meu dia rende muito mais. Eu acordo. Jogo meus jogos, tomo meu café * antes eu nao tinha tempo de tomar em casa e tomava no trabalho*estudo por uns 30 minutos e planejo meu dia todo no trabalho e realmente tem feito a diferença. Eu durmo melhor e me sinto mais tranquila no trabalho o dia todo.

    Responder

    1. Oi Silvanio, tem o livro O Milagre Da Manhã – Diário, já conhece? Edição em português. Dá uma olhada!

      Responder

  3. Top!!! hoje dia 22/08/2019 às 00:18 hrs vou dormir para começar meus novos hábitos a partir de amanhã, minha mulher Lê o livro e sempre me falou dele “O milagre do amanhã” vou pegar emprestado para começar a leitura:) boa noite!!

    Responder

    1. Poxa, começando novos hábitos em pleno sábado? Determinado hein! Gostei de ver! Depois volta aqui pra compartilhar sua experiência. Obrigada pelo comentário!

      Responder

  4. Achei incrível a história de vida do Hal Elrod. É uma história de garra, superação, determinação, compromisso e responsabilidade consigo e com o outro. Comecei a fazer o método e estou no sexto dia. Terminei o livro em dois dias. Estou acordando 4:30h e fazendo 10 minutos de cada passo. Percebi uma melhora significativa em todas as áreas da minha vida. Maravilhoso!

    Responder

    1. Que legal que vc topou o desafio, Thaisy! E ta acordando bem cedo, hein!! Nuuussa…4h30! Soh nao sacrifique seu sono hein…
      E fico feliz que vc jah tenha sentido uma melhora significativa em tao pouco tempo. Espero que continue funcionando pra vc!!!
      Um abraco e mto obrigada pelo comentario.

      Responder

      1. Este horário é o que mais se adequou à minha vida corrida. Confesso que não imaginei que conseguiria mas, como o Hal mesmo fala no livro, não senti tanta diferença entre levantar às 5h e levantar às 4:30h, Marcela. Já levantava às 5h, então eu só me sacrifiquei um pouco mais. Nos fins de semana, porém, acordo mais tarde: às 7h. Obrigada pelas dicas e pelas informações extra que você nos proporcionou. É uma grande satisfação!

        Responder

        1. Ah simmm, então são só 30 minutinhos de sacrifício para o desafio, né? Não deve fazer tanta diferença mesmo…
          E olha…estou impressionada que vc acorda às 7h da matina aos fins de semana! Eu no fds tento colocar em dia todo o sono perdido de segunda a sexta! E tenho o costume de dormir tarde na sexta e no sábado…rsrs
          Eu é quem agradeço por vc compartilhar sua experiência, Thaisy. Quando tiver mais tempo de desafio volta aqui pra me contar como está sendo!
          Abraço

          Responder

  5. Oi Marcela. Comecei a ler o livro no dia 12 deste mês e ja iniciei a prática no dia seguinte, hoje estou no meu terceiro dia. Gostaria de saber como foi sua experiência com o desafio do milagre da manhã. Tenho o hábito de buscar reter o que é bom, e o que é bom para mim pode nao ser bom para o outro. Muito bom seu relato quanto ao que achou do livro em sua totalidade. Bjs…

    Responder

    1. Ei Fábia, que legal saber que vc topou o desafio! E que legal que vc veio aqui ler o meu relato!
      Eu contei mais sobre a minha experiência com o desafio nestes posts aqui embaixo. Depois dê uma lida…

      https://sejaleve.com/primeira-semana-desafio-o-milagre-da-manha/

      https://sejaleve.com/6-motivos-desafio-o-milagre-da-manha/

      https://sejaleve.com/fim-do-desafio-o-milagre-da-manha/

      Lá no Instagram, no IGTV, eu também divulguei alguns vídeos contando um pouquinho como foi. Vai lá: @blogsejaleve.

      Abraço e depois volte pra compartilhar a sua experiência comigo.

      Responder

    1. Que delícia ler seu comentário, Viviane! Muito obrigada 🙂

      Responder

  6. Esqueci de dizer que achei muito bacana esse post.
    Obrigado por compartilhar suas impressões do livro conosco – os pelos links que você traz. Eu não conhecia 5am club e nem o tal app… 🙂

    Responder

  7. O método é bacana. Já estou no meio do caminho do desafio. Mas, não nego, o livro em si é um saco. Concordo contigo: muita autopromoção, venda da ideia de que o método é universal e salvador. Se fosse direto ao ponto eu mesmo teria começado o desafio mais cedo.

    Responder

    1. Pois é, algumas pessoas até me perguntam se eu acho importante ler o livro para começar o desafio. Eu acho dispensável, na verdade…rs
      Obrigada pelos comentários, André! Abração

      Responder

  8. Que legal, terminei de ler o livro essa semana e já querendo começar, vou fazer o planejamento kk Esperando aqui as suas dicas e impressões. abço.

    Responder

    1. Obaaa, também quero suas dicas e impressões, tá? Abraço, Cláudia!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.