Detox digital: o que é exatamente? Faz sentido na pandemia? Como fazer?

detox-digital-baixa Detox digital: o que é exatamente? Faz sentido na pandemia? Como fazer?

O detox digital é a última moda na internet. Arrisco dizer que o assunto bombou mais depois do início da pandemia e do lançamento do documentário “O Dilema das Redes”, da Netflix. 

Mas afinal, quando eu falo em detox digital, tô falando de que exatamente? Será que a ideia faz sentido pra você? E como praticar o detox digital com leveza, sem que isso se torne mais uma cobrança, uma meta, uma atividade na sua listinha de tarefas? 

Perguntas que me fiz lá em 2017, quando ouvi falar nisso pela primeira vez. Depois de alguns anos tentando manter uma relação mais saudável com a tecnologia, aqui vou eu compartilhar algumas coisas com você! 

Começando pelo básico: o que é o detox digital?

Detox digital é só mais um termo da internet. Não se apegue e fique com a ideia: dar um tempo da sua vida digital. Como? Ficando longe do celular, tablet, computador e televisão

via GIPHY

É, eu sei que não é nada fácil isso aí. Mas calma, detox digital também não é aquela coisa de fugir pro mato e viver como um eremita sem qualquer contato com a civilização.

É simplesmente se desconectar por horas, dias ou pelo tempo que precisar. A duração é você quem decide, de acordo com a sua realidade, a sua dependência tecnológica e a sua necessidade também. 

Digo necessidade porque o detox digital só faz sentido se você achar que PRECISA disso. Se você perceber que tá na hora de botar mais limites na sua relação com a tecnologia.   

E por que buscar uma relação mais saudável com a tecnologia?  

Eu, por exemplo, acho necessário porque trabalho com internet e redes sociais. Ou seja, passo horas e horas online todos os dias.

É maravilhoso trabalhar pela tela do meu celular e notebook, ainda mais na pandemia, mas vamos combinar que cansa né?

via GIPHY

Rolar o feed do Instagram me deixa ansiosa. Aquele tanto de mensagem pipocando no WhatsApp também.

E as reuniões eternas do Zoom? Exausta só de pensar. E ainda tem as notícias-bomba tipo “invasão ao Capitólio” que surgem no meio da tarde pra me distrair completamente. 

Mas como não posso dar um tempo das telas durante o horário de trabalho, faço o detox digital à noite ou aos fins de semana.

Não é nada muito rígido do tipo “agora eu TENHO QUE passar 5h sem botar a mão nesse celular”. Também não fico me forçando a fazer isso TODA noite, TODO fim de semana.

Não dá pra forçar se eu não tô afim ou não sinto necessidade de me desconectar. O detox digital não pode virar obrigação ou castigo.

via GIPHY

Não adianta guardar o celular na gaveta e ficar com o dedo coçando pra rolar o feed. Ou passar o dia inteiro sofrendo de FOMO. Tem que ser leve! Tem que fazer bem. Não é pra sofrer. 

Detox digital na pandemia? Faz sentido? 

Pra mim faz total sentido, mas não por muitos dias. Com a pandemia e o isolamento social, acho difícil ficar em casa longe do celular, da TV, das redes sociais.

O momento já é de muitas privações e, por um lado, nossas telas estão nos salvando. Eu mesma comecei a passar muito mais tempo no WhatsApp depois que a pandemia começou.

via GIPHY

Fico lá conversando amenidades com as amigas, vendo as fotos dos sobrinhos, comentando BBB com pessoas aleatórias…hahaha

Isso tudo é ótimo pra me desligar um pouco das notícias da pandemia e ter algum tipo de entretenimento, lazer e contato social – a saúde mental agradece!

Por outro lado, é muito fácil cometer excessos e passar o dia inteirinho na frente das telas, deixando de lado quem tá do nosso lado, na mesma casa, muitas vezes implorando por atenção.

Sem contar o esgotamento mental que bate com força depois de tantas horas na internet e nas redes sociais, né? 

O que recomendo é praticar a auto-observação pra perceber como você se sente quando passa muito tempo pendurado no celular, na Netflix, nas redes sociais. 

Se notar que as telinhas estão potencializando a sua ansiedade, a sua angústia, o seu cansaço, #partiu detox digital!

5 formas de controlar o uso do celular e das redes sociais 

Quantas vezes por dia você usa o seu celular? E no WhatsApp, quantas horas você passa ali? E no Instagram? Eu nunca tinha parado pra pensar nisso, muito menos pra monitorar o tempo de uso de cada aplicativo. 

Mas não é que ajuda?! Com as funcionalidades abaixo, dá pra saber exatamente quantas horas do meu dia eu passo no celular e nas redes sociais e definir limites se eu quiser dar uma diminuída. Dá uma olhada! 

🔵 Função no Android: bem-estar digital 

detox-digital-baixa Detox digital: o que é exatamente? Faz sentido na pandemia? Como fazer?

Eu acabei de descobrir essa funcionalidade e já tô amando. Dá pra você saber qual o tempo de uso diário e semanal de cada aplicativo – WhatsApp, Instagram, Youtube e por aí vai.

E sabe o que é mais legal? Dá pra você bloquear os apps toda vez que precisar trabalhar focado ou se dedicar a alguma outra atividade sem distrações.

É só ir em “Maneiras de se desconectar” e configurar o modo de foco. Achei muito maravilhoso e já tô usando! Ah, e tem o modo hora de dormir também, tá? 

Para acessar a ferramenta, é muito simples. Vá em Configurações > Bem-estar digital e controles parentais. Tá disponível a partir do Android 9, ok? 

🔵 Função no Iphone: tempo de uso no celular 

detox-digital-baixa Detox digital: o que é exatamente? Faz sentido na pandemia? Como fazer?

Aqui a proposta é a mesma do bem-estar digital do Android. Ativando o recurso “Repouso”, por exemplo, você restringe o uso do celular apenas pra ligações e aplicativos que escolher.

Fora isso, tudo bloqueado! Já com o “Limites de apps”, você consegue configurar quantas horas por dia vai usar cada aplicativo. 

Outros recursos: “Limites de comunicação”, pra controlar com quem seus filhos podem se comunicar durante o dia e o período de repouso, e “Conteúdo e privacidade”, pra restringir compras, downloads etc. 

Para acessar a ferramenta, vá em Ajustes > “Tempo de Uso.

🔵Função no Instagram: sua atividade

Até o Instagram tá ligado no uso mais consciente das redes sociais. Já viu a função “Sua atividade” por lá? Além de visualizar os links que visitou, você consegue ver o tempo médio de uso do Instagram na última semana

Também dá pra definir limites diários de uso do app e receber lembretes toda vez que ultrapassar o tempo definido. Ah, e sabe aquelas notificações de curtidas, comentários etc? Dá pra desativar tudo por lá

Para acessar a ferramenta, clique naquelas três linhas que aparecem no topo, no canto direito da tela. Depois, vá em “Sua atividade”. 

🔵 Função no Youtube: tempo de exibição

detox-digital-baixa Detox digital: o que é exatamente? Faz sentido na pandemia? Como fazer?

Você sabia da existência dessa funcionalidade aqui? Pois eu acabei de descobrir e achei super útil pra quem perde a hora no Youtube. 

Com essa função, dá pra monitorar o tempo de uso do app hoje e nos últimos 7 dias e ativar lembretes pra fazer uma pausa ou ir dormir.

E sabe o que mais dá pra fazer? Desativar a reprodução automática, pra impedir que o próximo vídeo comece automaticamente quando o outro terminar. Eu já desativei o meu aqui, porque vou te falar viu? A gente começa e não para mais…

Para acessar a ferramenta, acesse o aplicativo no seu celular, faça login na sua conta e depois clique na foto que aparece no perfil. Depois clique em “Tempo de exibição”. 

🔵 Aplicativo Forest

detox-digital-baixa Detox digital: o que é exatamente? Faz sentido na pandemia? Como fazer?

O aplicativo é gratuito e tá disponível pra Android e IOS. A ideia é te ajudar a manter os dedinhos longe do celular e focar nas suas tarefas. 

Tudo começa com a definição do tempo que você quer ficar SEM mexer no aparelho, seja pra trabalhar, estudar ou fazer qualquer outra coisa.

Feito isso, o celular é bloqueado e o aplicativo aparece em primeiro plano na tela, com o temporizador rodando e mensagens do tipo “Nada de xeretar”, “Vê se me esquece” e “Larga esse telefone”.

Você também vai ver a imagem de uma muda de árvore que vai crescendo à medida em que a contagem regressiva vai avançando. Oi, muda de árvore? Como assim?

Explico: toda vez que você foca em algo, você planta uma árvore virtual pelo app. Foco aumentando, floresta crescendo. Daí o nome Forest!

É uma gamificação, sabe? Achei uma bela sacada e quero testar o app por mais tempo. Para baixá-lo, é só acessar o Google Play ou Apple Store. 

Detox digital: como fazer? 

Animou e quer dar um tempinho das telas? Neste infográfico, eu compartilho o que funciona pra mim: 

detox-digital-baixa Detox digital: o que é exatamente? Faz sentido na pandemia? Como fazer?

Pode salvar e compartilhar à vontade, tá? 

Para aprofundar

📚 Conecte-se ao que importa: um manual para a vida digital saudável, de Pedro Burgo 

🎧 Como a tecnologia afeta a nossa saúde mental – Braincast 

📺 Por que nossas telinhas nos fazem menos felizes? 

Leia aqui no blog 

Se você gostou desse post, vale a pena continuar por aqui e dar uma conferida nesses links óh:  

♥️ Rede social e saúde mental: desconectar é preciso? 

♥️ Alerta de ansiedade: acompanhar a carreira dos outros no Linkedin

♥️ Fomo: o que é e como lidar com o fenômeno potencializado pelas redes sociais

Fim do post e hora de saber: o detox digital faz sentido pra você? Alguma dica boa pra compartilhar comigo? Deixe o seu comentário e bora continuar a conversa! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.