Oi Finlândia, tá boa querida? Aqui é o Brasil. Só vim te perguntar como você consegue ser felizona depois de uma pandemia. Onde cê tava nessa hora? Tá bom, tá bom…tava no Primeiro Mundo, né? Ok, não humilha.
Eu conheço o mapa mundi, só não te conheço pessoalmente e não sei o que você tem de tão especial. Google me disse que faz frio aí quase o ano inteiro. E é escuro também. Dá pra ser feliz assim? SER A MAIS FELIZ DO MUNDO? POR SEIS ANOS SEGUIDOS?
[isso foi só uma introdução engraçadinha – ou uma tentativa de fazer uma introdução engraçadinha😂 ]
[agora é sério]
Vou começar te contextualizando: recentemente, a ONU publicou o Relatório Mundial da Felicidade 2023 com o ranking dos países mais felizes do mundo. Pelo sexto ano consecutivo, a Finlândia ficou em primeiro lugar, à frente da Dinamarca, Islândia, Israel e Holanda.
Vamo dar um mergulhinho mais fundo e conhecer 5 fatores que contribuem para a felicidade por lá?
1 – Políticas de apoio social
Assim como outros países nórdicos, a Finlândia é um país com muitas políticas de apoio social. Isso significa que os finlandeses contam com a ajuda do governo nas áreas de saúde, moradia, educação, transportes, segurança e etc.
A educação primária, por exemplo, é considerada uma das melhores do mundo desde a primeira edição do Pisa – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Para se ter uma ideia, o ensino é gratuito em todas as escolas, inclusive as particulares. Além disso, a profissão de professor é valorizada e respeitada pela sociedade, sem contar que os professores são super qualificados. Clique aqui pra saber mais.
2 – Igualdade social
De acordo com os indicadores do Fórum Econômico Mundial, a Finlândia é o segundo país do mundo com menor desigualdade de gênero. Um dos diferenciais nesse sentido é a política de licença-maternidade/paternidade, já ouviu falar nela? Por lá, pais e mães têm direito ao mesmo tempo de licença remunerada e podem ficar quase um ano com os filhos em casa.
Além disso, a Finlândia é o quarto país do mundo que oferece as melhores condições para se criar os filhos, conforme apontou um estudo da Unicef de 2023. Por parte do governo, um dos benefícios é a chamada “baby box”, um kit com enxoval de bebê completo distribuído a todas as famílias que vão ter filhos. Clique aqui para saber mais (matéria em inglês).
3 – Equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
Na Finlândia, a flexibilidade no trabalho não é privilégio, é direito. Há décadas, os trabalhadores contam com horários e jornadas flexíveis em maior parte das empresas. A lei garante, por exemplo, o direito de começar ou terminar o turno de trabalho até três horas mais cedo ou mais tarde do que o horário normal.
Mas não pense que flexibilidade é sinônimo de vida mansa. Em geral, os finlandeses trabalham em média 38 horas semanais e têm direito a 30 dias de férias remuneradas.
4 – Conexão com a natureza
De acordo com o Business Finland, 90% da Finlândia é coberta por florestas e água. Já ouviu falar nos lagos finlandeses? São mais de 100 mil espalhados pelo país, que também é conhecido como Terra dos Mil Lagos.
Não é atoa que os finlandeses têm uma forte conexão com a natureza e passam muito tempo ao ar livre praticando caminhada, trilha, pesca, esqui, patinação e outras atividades. Sem contar que a Finlândia é um dos poucos lugares do mundo onde você conhece ver a aurora boreal.
5 – Segurança
Outro indicador chave para a felicidade na Finlândia é a segurança. De acordo com o Índice Global da Paz 2022, o país está entre os 20 mais pacíficos do mundo. Os 163 países foram avaliados em três categorias: segurança, conflito doméstico ou envolvimento em conflito internacional e militarização.
Além disso, dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontam que 85% dos finlandeses se sentem seguros andando sozinhos na rua à noite.
Links para aprofundar
Relatório Mundial da Felicidade 2023 [texto]
Globo Repórter sobre a Finlândia [vídeo]
Finlândia oferece curso gratuito para ensinar a ser feliz [texto]
Desfazendo a utopia escandinava: nem tudo é tão “cool” como parece
Leia também: Os segredos da Dinamarca, o segundo país mais feliz do mundo
A Dinamarca é outro país escandinavo que sempre aparece no ranking dos países mais felizes do mundo. Em 2023, o país ficou em segundo lugar na lista.
Neste post, eu compartilho 7 curiosidades sobre o estilo de vida dinamarquês, com base no livro “O Segredo da Dinamarca“, da jornalista inglesa Helen Russell.
E você, tem alguma curiosidade pra compartilhar comigo sobre a Dinamarca ou a Finlândia? Já foi feliz por lá? 😂 Me conta aqui nos comentários!