5 mantras cantados que vale a pena conhecer (todos gratuitos no Youtube)

Porém, um belo dia desses, descobri dois mantras cantados que não me causaram estranheza alguma. Pelo contrário, me trouxeram uma sensação muito boa. Me senti calma e energizada depois de ouvi-los ao fim da meditação. Gostei tanto que resolvi ouvir um deles na minha última consulta ao dentista, há alguns meses. 
Fui fazer uma restauração dentária e queria sentir menos aflição e pavor daqueles ferrinhos e aquele aparato todo de dentista. Então botei meu fonezinho de ouvido, pus o mantra para tocar e fiquei lá tranquilinha, tranquilinha. Suave na nave! hahaha…

Então, o que são os mantras? 

São palavras, sons, sílabas ou frases em sânscrito, considerada a língua sagrada para os budistas. Para ficar mais fácil, um mantra é basicamente uma oração. Não tem a Ave-Maria, o Pai-Nosso e a Salve-Rainha no Cristianismo? Então…na tradição budista tem os mantras! 

Praticantes do budismo da linha tibetana (liderado por Dalai Lama), praticantes de yoga, seguidores de Hare Krishna e também algumas linhas cristãs costumam entoar os mantras com uma intenção, um objetivo específico – desenvolver chakras, aquietar a mente, energizar, se concentrar durante a meditação etc. 

Eles podem ser entoados repetidamente em voz alta, mentalmente, murmurando ou cantando.  Eu adoro essa última forma, acho os mantras cantados lindos, lindos. Eu fico até emocionada ouvindo!

Na maioria das vezes eu nem sei a pronúncia exata, nem a tradução literal do mantra, mas procuro saber o significado por trás daquelas palavras e colocar a minha intenção ao repeti-lo. 

3 – Mangala Charan Mantra 

Esse mantra eu descobri por acaso, enquanto escrevia esse post. Gostei demais dessa versão do vídeo, é linda!
Pelo que pesquisei, é um cântico muito usado antes das aulas ou práticas de kundalini yoga, modalidade derivada do hatha yoga e ensinada pelo mestre Yogi Bhajan. 
Além disso, as pessoas costumam entoá-lo sempre que há necessidade de proteção, como por exemplo, antes de ligar a chave do carro e iniciar uma viagem. Isso porque esse mantra, também conhecido como Aad Guray Nameh, é recitado por quem busca proteção e orientação. 

4 – Gayatri Mantra (ou Savitrī Mantra)

Gente, quase choro com esses mantras! Sério, olha que versão maravilhosa! Foi gravada pelos músicos Deva Premal& Miten, conhecidos por suas interpretações de mantras indianos e cânticos sagrados.  
Gayatri Mantra, gravado por eles, é um dos mais antigos e cultuados na Índia até hoje. É conhecido também como mantra da iluminação. Segundo a tradição indiana, entoá-lo repetidamente significa que estamos pedindo ao ser divino que ilumine nosso intelecto e nos conduza por um caminho de justiça. 

5 – Maha Mantra (Hare Krishna)

Eu fiquei conhecendo o manta Hare Krishna por conta de uma música do Nando Reis. Agora descobri essa versão maravilhosa gravada pelo cantor Krishna Das, que interpreta mantras e cânticos sagrados. 
Além dele, outros artistas já cantaram o mantra, como George Harrison (1943-2001), o integrante mais “espiritualizado” dos Beatles. Para o guitarrista, recitar o Hare Krishna “faz você se sentir um tanto invencível”. 
Essa afirmação se explica, talvez, pelo significado do mantra, que é uma invocação à Deus, uma maneira de se ligar diretamente a ele e libertar a mente dos medos, da angústia, dos apegos.
Agora que já compartilhei meu TOP 5, quero saber se você conhece outros mantras cantados que ficaram de fora da lista! Me conta aqui embaixo nos comentários? 
[kkstarratings]

5 Comentários


  1. Adorei essa lista! outro mantra que adoro é o ”Om Tare Tuttare Ture soha”

    Responder

  2. Muito bom, irei ouvi-los com certeza, adoro mantras me acalmam e energizam ao mesmo tempo

    Responder

  3. Ela disse que quase chorou? Eu chorei muito, e quanto mais eu cantava junto, mais eu chorava. Eu senti inicialmente minha voz vibrar e depois meu corpo todo vibrou, senti energia no corpo inteiro… lindo… (Lembrei do filme Cidade do Anjos no momento em que a atriz, interpretada por Meg Ryan, explica ao anjo (Nicolas Cage) o que significava uma lagrima… é quando o corpo não consegue conter a emoção! Foi como me senti… Só tenho a agradecer por compartilhar algo tao lindo, e ainda explicar o seu significado. Abraços

    Responder

    1. Fabiana, você descreveu exatamente o que o mantra me desperta; energia e emoção. Eu é quem agradeço por ter parado um tempinho pra deixar o seu comentário!
      Muito obrigada!

      Responder

Deixe o seu comentário