Meditação guiada para ansiedade: as 4 melhores do momento

A ansiedade foi um dos motivos que me levaram a começar o desafio da meditação guiada, que conclui há alguns meses. É por conta dela, também, que continuo meditando com regularidade. 

Neste post vou indicar os 4 melhores áudios de meditação guiada para ansiedade que experimentei até agora. 

Mas antes de começarmos, quero só dizer uma coisa: toda meditação pode ajudar quem sofre com a ansiedade, independentemente de ser ou não voltada para esse propósito. Então não precisa se prender a uma prática específica, tá bom? Vá experimentando e vendo o que funciona melhor para você! 

#1 – Meditação guiada para ansiedade – Raissa Zoccall

 

Essa meditação é a minha preferida no momento. Hoje mesmo eu fiz! 

A guia da meditação é a Raissa Zoccal, professora de yoga e meditação e criadora do canal Yoga Mudra, no Youtube. Até agora, ela é uma das melhores guias de meditação guiada que descobri na internet. A voz dela me transmite tanta paz e tranquilidade…

O conteúdo dessa prática também me agrada muito. A Raissa fala sobre se desprender de antigos padrões de pensamentos que criamos ao nosso próprio respeito. Sobre contrapor um pensamento inferior com um pensamento superior. É o que venho tentando fazer!

#2 – Meditação para ansiedade – Juliana Tamietti

E aí a minha amiga das antigas cria um canal de meditação guiada no Youtube. Pergunta se eu gostei? Amei e já fui logo pedindo uma meditação para a ansiedade! rs E ficou tão, mas tão completinha! Bem específica mesmo, sabe?  

Você pode fazer essa prática durante uma crise de ansiedade ou, diariamente, como tratamento complementar de um transtorno de ansiedade. E mesmo quem não é cronicamente ansioso pode se beneficiar dessa meditação. Ela é um ótimo exercício para nos conectar com o momento presente. 

Por meio do foco na respiração, vamos nos distanciando dos medos, preocupações e outras emoções que nos desconectam do aqui e o agora. E aos poucos vamos nos sentindo mais relaxados… 

Ao fundo do aúdio tem um sonzinho de água corrente bem gostoso, que ajuda a relaxar. E a voz da Ju colabora também, é beeeeeem suave e me passa muita calma e tranquilidade.

 #3 – Atenção plena à respiração – Jeanne Pilli 

Essa meditação é conhecida no budismo como shamata. É uma prática voltada para trazer a mente para um estado de atenção concentrada.

Ao longo do áudio, a Jeanne Pilli nos conduz a manter a nossa atenção focada na respiração, nas sensações de entrada e saída de ar. Ela nos conduz a respirar naturalmente e gentilmente e contar o número de respirações, para manter o foco e a concentração no momento presente.

Assim: inspirar e contar 1 ao final da inspiração. Inspirar de novo e contar 2 ao final da segunda inspiração. E assim por diante, até chegar a 21 respirações. 

Nessa prática, também somos conduzidos a relaxar o corpo por meio da expiração e, junto com o ar, soltar os pensamentos, memórias e imagens que estão na nossa mente. A ideia é deixar de lado – pelo menos por um momento – as preocupações, expectativas e medos em relação ao futuro, permitindo que a mente se acalme e permaneça focada no momento presente.

Só uma observação: a meditação guiada é intercalada com momentos de silêncio, a partir dos 13 minutos de áudio.  

#4 – Meditação body scan – Jeanne Pilli 

Mais uma meditação guiada da Jeanne Pilli, uma das melhores guias que descobri até agora. Nesse áudio, ela conduz uma prática de escaneamento corporal ou body scan.  

A ideia é levar a sua atenção para cada parte do seu corpo, como se estivesse fazendo uma varredura corporal. Você vai percorrendo mentalmente todo o seu corpo, sentindo e observando o que se passa com cada parte, desde o topo da cabeça até as pontas dos pés.

Essa meditação nos ajuda a exercitar a atenção plena ao momento presente, ao aqui e agora, sem ruminar pensamentos negativos ou preocupações com o futuro, que nos geram ansiedade. 

A recomendação é que a prática do body scan seja feita deitada, com as costas no chão e os braços estendidos ao lado do corpo.

Se por acaso você cochilar por alguns minutos, tudo bem. Quando acordar, retome de onde parou. Se pegar no sono e perder grande parte do exercício, é melhor realizá-lo sentado em uma cadeira ou de olhos abertos. 

Links para quem domina o inglês: 

Dando uma passada pelo Youtube, encontrei o canal do Michael Sealey, que guia meditações guiadas em inglês. A voz dele é muito boa, gostei muito. Só não continuei ouvindo os áudios até o final porque me falta habilidade para ouvir meditação guiada em outro idioma. rs

De toda forma, vou deixar os links aqui embaixo, caso você queira experimentar, ok? Todos são áudios de meditação guiada para ansiedade

 → Meditação guiada para o desapego do excesso de pensamento (ansiedade/TOC/depressão) 

Meditação guiada body scan (escaneamento corporal)  

Meditação mindfulness (ansiedade, depressão e estresse). 

E para quem prefere meditação guiada em português, neste post indico as 7 melhores que experimentei no desafio da meditação guiada. Se você tiver alguma indicação, eu aceito tá? Deixa para mim nos comentários!

[kkstarratings]

Deixe o seu comentário