Testei o aplicativo Meditação Natura! [Avaliação completa]

Crédito: divulgação Natura

Se você gosta de contar com a ajudinha de um aplicativo para meditar, essa avaliação vai te interessar. Vou contar tim-tim por tim-tim como funciona o app Meditação Natura, lançado pela marca em setembro de 2018 (novinho, novinho!).  

Continue lendo para saber:

  • Por que a Natura decidiu criá-lo
  • A pesquisa que deu origem ao aplicativo 
  • Como funciona o app
  • É gratuito? 
  • Prós e contras (minha opinião)
  • Avaliações na Google Play e App Store 
  • Como baixar o aplicativo no celular 
  • Infográfico: benefícios da meditação (os quatro que mais me interessam) 

Ao fim do post, também vou deixar a indicação de outros 5 aplicativos de meditação que já testei e acho que vale a pena experimentar. Partiu resenha?! 

Por que a Natura decidiu criar um app para meditar  

Você pode estar pensando o que levou uma marca de cosméticos e produtos de beleza a lançar um aplicativo de meditação. No caso da Natura, não é difícil entender o motivo, a começar pelo slogan da empresa: Bem-estar bem.

Com essa frase, a Natura se posiciona como uma multinacional comprometida com o bem-estar das pessoas e do meio ambiente. Esse comprometimento não se traduz somente pela criação e comercialização de produtos que gerem o bem-estar. Vai além e envolve causas e compromissos ambientais e sociais, entre eles o fechamento de parcerias de cooperação científica e tecnológica.

Uma delas foi firmada com o Hospital Israelita Albert Einstein, com quem a Natura desenvolve pesquisas científicas com foco na promoção do bem-estar e a sua influência na vida das pessoas. Um dos estudos investigou os benefícios da prática da meditação.

A pesquisa que deu origem ao aplicativo 

Nesta pesquisa sobre meditação, pesquisadores da Natura e do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein concluíram que oito semanas de práticas regulares de relaxamento, respiração, atenção e meditação são suficientes para reduzir os sintomas do estresse e melhorar o bem-estar. 

Para chegar a essa conclusão, a equipe conduziu um programa de bem-estar e redução do estresse em parceria coma Associação Palas Athena, de São Paulo. O projeto envolveu 70 mulheres que ocupam cargos de liderança na Natura.

Ao longo de oito semanas, as funcionárias se reuniram presencialmente durante uma hora e meia para a prática de exercícios de relaxamento, meditação, respiração e atenção plena. Além disso, elas receberam aúdios de meditação guiada para praticarem em casa. E sabe quais foram os resultados da experiência? Te conto:

  • mudança no padrão de funcionamento do cérebro (essa alteração foi verificada em exames de ressonância magnética funcional);
  • redução em 35,3% dos sintomas de estresse percebidos no mês anterior à pesquisa;
  • melhora de sintomas psiquiátricos, como tristeza e preocupação, em 27,84% dos casos;
  • melhora em 14% dos casos em relação a emoções negativas, como medo e irritação.

Com a eficácia do programa comprovada, os parceiros decidiram estender a iniciativa e beneficiar o maior número de pessoas. Como? Por meio do aplicativo Meditação Natura

Como funciona o Meditação Natura  

O aplicativo Meditação Natura é um programa de oito semanas formado por práticas guiadas de relaxamento, meditação, respiração e atenção. Cada semana é dedicada a uma técnica. Assim:

  • Semana 1: relaxando o corpo 
  • Semana 2: aprendendo a respirar 
  • Semana 3: a importância da respiração consciente
  • Semana 4: descobrindo a prática meditativa
  • Semana 5: cultivando emoções positivas
  • Semana 6: o poder da empatia
  • Semana 7: cultivando pensamentos positivos
  • Semana 8: exercitando a gratidão 

Ao longo de cada semana, você ouve quatro áudios de meditação guiada, cada um dura  aproximadamente 10 minutos (alguns duram menos!). Na aba “Minha Jornada” dá para acompanhar todo o histórico de práticas e repetir os passos, caso você sinta necessidade. É tudo tão organizadinho que é difícil se perder.

Outra vantagem: as práticas de cada semana só são liberadas depois que você conclui os passos anteriores. É uma maneira de evitar que algum afobadinho (a) pule alguma parte do programa,  comprometendo os resultados. 

Outras funcionalidades 

Além da jornada de oito semanas, o aplicativo Meditação Natura tem outras funcionalidades. Uma delas é uma aba com 23 meditações guiadas com duração entre quatro e dez minutos.

Com essas opções, você consegue ser mais “autônomo” (a) na prática, escolhendo qual meditação tem mais a ver com o seu momento e as suas necessidades. Uma delas, por exemplo, é voltada para quem precisa de uma ajudinha para conseguir dormir! 

Outro recurso é o “trilhas”, com dez sons da natureza para você ouvir durante a meditação. Por lá você encontra trilha de floresta, selva, chuva, gruta, praia, espaço, brisa, fundo do mar, fogueira e cristal. Você escolhe uma delas e depois seleciona por quanto tempo quer meditar. 

Até agora ouvi apenas as trilhas “praia” e “chuva” e gostei das duas. Quer dizer, ouvi “cristal” também, mas achei mais assustadora do que relaxante, para falar a verdade. hahaha… 

Por fim, o Meditação Natura tem uma aba chamada “silencioso“, voltada para quem prefere meditar em silêncio. É só escolher o tempo de duração da prática, acionar o relógio na tela e começar a meditar. Ao fim da meditação, um sino toca avisando que sim, acabou. 

Ah, lembrei de mais uma coisa: na tela inicial do aplicativo aparecem pílulas de conteúdo para você ler antes da jornada de oito semanas, além de pensamentos. Se você gostar de alguma frase tem a opção de compartilhá-la por e-mail, Whatsapp ou redes sociais. Para isso, é só clicar no botãozinho que fica acima da frase, no canto direito. 

E tem mais: no menu “Configurações”, dá para escolher entre nove opções de sinos para tocar ao fim da meditação silenciosa. Você também consegue ativar a função “Não perturbe”, caso não queira ser incomodado (a) enquanto estiver meditando. Legal, né? Gostei!

O app é gratuito? 

Sim, é 100% gratuito. Todas as funcionalidades ficam disponíveis após um cadastro rápido (e-mail e senha).

Não sei se futuramente a Natura pretende lançar novos recursos e disponibilizá-los em um plano de assinatura pago. Não encontrei nenhuma informação sobre isso, até porque o aplicativo é recém-lançado né….O lançamento foi em setembro de 2018. 

É só para iniciantes?

No meu entendimento o aplicativo Meditação Natura é mais voltado para iniciantes, mas serve  para todo mundo que está em busca de uma ferramenta para gerenciar o estresse e a ansiedade.

Quem é iniciante pode começar pela jornada de oito semanas e depois passar para as demais meditações guiadas disponíveis. Quem já é praticante pode aproveitar os recursos da meditação silenciosa e as trilhas sonoras, além do programa principal.  

Prós e contras do app Meditação Natura 

Agora que já expliquei em detalhes que aplicativo é esse, é hora de compartilhar a minha opinião sobre o app! Ainda não terminei a jornada de oito semanas, mas já conclui as três primeiras.

Também experimentei algumas meditações guiadas e trilhas, então já deu para ter uma boa ideia de como o Meditação Natura funciona na prática. Vamos aos prós e contras até agora?!  

Prós

  • Para um app gratuito, acho que o Meditação Natura é bem completinho. Além da jornada de oito semanas, tem meditações guiadas curtas e sons da natureza. Para mim está acima de outros aplicativos de meditação em português da atualidade; 
  • As práticas são curtinhas, duram em média dez minutos. É um tempo viável na minha rotina e aposto que na sua também. Não tem desculpas, né?;
  • Existem funcionalidades para quem prefere meditar sem as instruções de um guia. Exemplos: o timer (relógio) na meditação silenciosa e os sons da natureza;
  • O app tem interface simples e amigável. É facim facim de mexer! 

Contras: 

  • O aplicativo travou algumas vezes no meu celular enquanto eu ouvia os áudios da jornada. Resultado: precisei começar tudo de novo! kuen kuen kuen kuen; 
  • O app deixa de funcionar quando a tela do celular é bloqueada. Precisei mexer nas configurações do aparelho para não precisar interromper a prática e fazer o desbloqueio (vamos combinar que atrapalha, né?);
  • até agora, a mesma pessoa guiou todas as meditações. Eu gostei da voz da guia, achei acolhedora e simpática. Porém, se você não gostar, ta aí um problema;
  • à cada semana da jornada, você repete a mesma prática quatro vezes. Não gostei da repetição à princípio. Esperava um áudio diferente para cada um dos 4 passos de cada semana.

Avaliações do app na Google Play e App Store 

Eu já dei a minha opinião sobre o Meditação Natura, mas e os demais usuários do app, o que será que eles pensam? Para descobrir, entrei na Google Play e na App Store e li boa parte das avaliações – são 733 no Google Play e 74 na App Store (muita diferença, né?). 

A maioria das avaliações é sobre os mesmos problemas técnicos que relatei no tópico anterior: o aplicativo trava no meio dos áudios e para de funcionar com o bloqueio de tela do celular. 

Alguns usuários disseram que não conseguiram finalizar uma prática sequer, por conta das falhas (não foi o meu caso!). Outros comentaram que não conseguiram se cadastrar e acabaram desistindo. 

Um dos comentários eu achei até engraçado: “Estava indo bem até a segunda semana. Agora começou a dar uma mensagem de erro, já reinstalei e não adianta. Em vez de meditar pra ficar mais tranquila, fiquei com vontade de quebrar o celular“. 

Realmente dá uma desanimada quando esses problemas técnicos acontecem, né? A gente perde totalmente o fio da meada, né? Desconcentra mesmo…Mas temos que considerar uma coisa: o Meditação Natura é um aplicativo novo.

O lançamento foi em setembro de 2018, ou seja, são poucos meses em operação e poucas atualizações até agora. Daqui para frente, com esses feedbacks todos, acredito que os transtornos tendem a diminuir e o app funcionar melhor.

Em uma das atualizações recentes, no dia 3 de janeiro de 2019, foi corrigido o erro no processo de cadastro com e-mail existente. Segundo a equipe de desenvolvedores, “estamos em constante evolução no Meditação Natura para que você usufrua de uma experiência cada vez melhor”. 

Lembrete: instale sempre as versões mais atualizadas do aplicativo, hein? 

Como baixar o aplicativo no celular? 

Muito simples, leitor (a)! Basta acessar a loja de aplicativos do seu celular (Google Play ou App Store), procurar por “Meditação Natura” e fazer o seu cadastro (e-mail e senha). 

O app tem versões para os sistemas IOS e Android e está disponível gratuitamente. Se tiver algum problema quanto à instalação ou uso do aplicativo, mande um e-mail para meditacaonatura@natura.net. Se preferir, deixe um comentário na loja de aplicativos. 

Benefícios da meditação 

A minha experiência com a prática da meditação começou em meados de 2017, quando lancei o desafio da meditação guiada aqui no blog. Desde então, medito com regularidade em busca de quatro objetivos principais, em longo prazo. Veja no infográfico quais são: 

Tenho plena consciência de que nada vai mudar se eu não tiver constância na prática. Por isso eu tento meditar pelo menos cinco vezes na semana durante 10 minutinhos.

Sei que, quanto mais eu praticar, mais vou me beneficiar da prática. Espero que a meditação também seja um dos seus recursos para uma vida mais leve, com menos ansiedade, estresse, angústia e tensão. 

Leia também: 

Fim da resenha e hora de saber como é a sua experiência com a prática da meditação. Você já medita regularmente ou ainda está amadurecendo a ideia?

Já conhecia o aplicativo da Natura ou algum outro? Tem alguma indicação de app para compartilhar? Me conta nos comentários! Ah, e se quiser sugerir algum aplicativo para as próximas resenhas do blog, fique à vontade! Aceito sugestões! 

[kkstarratings]

7 Comentários


  1. Oi, Marcela! Cheguei aqui procurando sobre o milagre da manhã. Mas seu blog é um daqueles que a gente devora, sabe?! Anotando suas dicas!! Muito obrigada!

    Responder

    1. Ei Daniela, tão bom ler comentários como o seu! Muito obrigada pela visita, volte mais vezes 🙂

      Responder

  2. Olá Marcela,
    Ficou ótima a resenha.Parabéns!!!
    Terminei a jornada de 8 semanas. Começarei novamente.
    Eu não tive problemas de reinstalação. Tive na última semana da jornada por conta da duração.
    Um grande abraço

    Responder

    1. Ei Juliana, tudo bem?

      Eu terminei a jornada de 8 semanas também. Nas últimas fases do programa senti um pouco de dificuldades com as práticas. Primeiro pelo tempo maior de duração (eu normalmente medito 10min e, nas últimas semanas de programa, as práticas duram 24min). Segundo porque ainda é difícil pra mim completar os 4 ciclos de 21 respirações…Acabei me dispersando antes da prática acabar. rs Mas sigo praticando, vou começar a jornada novamente também. Tirando o problema técnico com o app, gostei muito!
      Abraço e obrigada pelo comentário e feedback.

      Responder

      1. Oi Marcela nas últimas eu também senti dificuldade. Terminei a primeira semana da jornada (2x). Acho que agora já sei como é o trajetória fico mais confortável. Sei que preciso praticar. Um abraço

        Responder

  3. Olá, Marcela! É muito bom saber sobre o aplicativo da Natura. Atualmente uso o Insight Timer.
    Cheguei ao seu blog devido ao depoimento do Meditação para você e assinei a newsletter. Sou o professor Rafael, autor do último depoimento.
    Adorei o conteúdo do blog e a linguagem simples. Siga em frente!

    Responder

    1. Ei Rafael, prazer ter você aqui! Te agradeço demais pelo comentário e pela inscrição na newsletter. Espero que volte mais vezes por aqui. 🙂
      Abraço!

      Responder

Deixe o seu comentário