Orientação psicológica online: como funciona? Entrevista com Camila Wolf

Depois que escrevi sobre o aplicativo Querida Ansiedade aqui no blog, me veio a ideia de entrevistar a Camila Wolf, psicóloga que idealizou o app e também o projeto Terapia a Distância.

Pensei em entrevistá-la para entender melhor como funciona a orientação psicológica online, modalidade regulamentada desde 2012 aqui no Brasil. 

A Camila topou a entrevista e nós conversamos por telefone na semana passada.

E é claro que eu aproveitei a conversa para perguntar se teremos novidades no aplicativo Querida Ansiedade. E sim, teremos! E muito em breve! Na entrevista ela fala sobre isso também. Vem ler!!!

1 – Camila, primeiro me conta um pouquinho sobre o projeto Terapia a Distância

Bom, o Terapia a Distância é um site que oferece orientação psicológica online, com o intuito de diminuir as barreiras físicas entre o psicólogo e o cliente. 

A plataforma começou a operar em 2016 e, inicialmente, eu conseguia atender a demanda sozinha. Mas como a procura foi crescendo, vi a necessidade de selecionar novos psicólogos para integrar o projeto.

Em julho do ano passado iniciei os processos seletivos para formar a equipe, que atualmente tem nove profissionais.

Nós prestamos o serviço de orientação psicológica online e produzimos conteúdo para o blog que é mantido dentro da plataforma. Falamos sobre ansiedade, medos, autoestima e outros temas. 

2 – O aplicativo Querida Ansiedade é parte do Terapia a Distância? 

O aplicativo Querida Ansiedade surgiu como uma ramificação do Terapia a Distância, mas hoje a situação se inverteu.

Pretendemos ser uma plataforma de promoção de saúde mental e prevenção dos transtornos de ansiedade e a orientação psicológica online é um serviço dentro do Querida Ansiedade.

3 – Explica pra gente o que é a orientação psicológica online?

A orientação psicológica online é uma modalidade de atendimento psicológico focada em uma queixa específica do cliente. Exemplos: ansiedade, conflitos familiares, dificuldade de relacionamento, sexualidade, estresse no trabalho, lutos e perdas, timidez, entre várias outras.

As sessões são semanais, duram 50 minutos e são mediadas pelo computador.

A equipe do Terapia a Distância atende somente por videoconferência (Skype, Hangout e Facetime), mas o Conselho Federal de Psicologia permite o atendimento por outras ferramentas, como chat, e-mail e mensagens instantâneas. 

4 – Qual o perfil dos seus clientes atualmente? 

Em sua maioria, são mulheres adultas, independentes e ansiosas. Elas viajam muito a trabalho e precisam de maior praticidade e flexibilidade de horários, por isso procuram a orientação psicológica online. 

Também atendo brasileiros que moram no exterior e reconhecem a língua estrangeira como uma barreira para a psicoterapia. Tenho clientes no Canadá, Estados Unidos, Japão, Austrália…

5 – Qual a sua expectativa quanto à nova resolução que regulamenta a prestação de serviços psicológicos pela internet?

Estou esperando ansiosa para saber o que foi decidido. Já faz dois meses que a nova resolução foi escrita, mas ainda não foi publicada pelo Conselho Federal de Psicologia.

 Mas acredito que as mudanças serão para melhor. Algumas pontos da resolução atual são confusos e não fazem mais sentido na vida de hoje.

 O mundo está mudando muito rápido e o que foi escrito há cinco anos, referente à tecnologia, hoje está defasado. Daí a importância de rever as normas e atualizar a legislação.

Um dos pontos da nova resolução será o cadastro do psicólogo no Conselho, em vez do cadastro do site. Essa mudança trará muito mais liberdade para o profissional, que não precisará investir em tecnologia, caso não seja do seu interesse.

6 – A orientação psicológica online chegou para ficar aqui no Brasil? Qual a sua opinião?  

Sem dúvidas o atendimento psicológico online é uma tendência em crescimento aqui no Brasil.

Estamos cada vez mais conectados à internet e a demanda por esse tipo de serviço está só aumentando com o passar dos anos. 

É claro que ainda existe resistência em relação à prática, mas acho que isso é natural. Estamos falando de uma modalidade relativamente nova no nosso país. 

7 – E quanto à eficácia do atendimento online, o que me diz? 

Diversos estudos conduzidos no exterior já comprovaram que o atendimento online é tão eficaz quanto a presencial. A modalidade, inclusive, é consolidada há décadas em países como Suécia, Holanda e Inglaterra. 

Nosso país ainda carece de pesquisas científicas nesta área, mas existem alguns estudos de pesquisadores brasileiros que são usados como referência em debates sobre o tema aqui no Brasil.

Um deles é a tese da Pós-Doutoranda Maria Adélia Minghelli Pieta, pesquisadora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8 – Os problemas técnicos atrapalham a orientação psicológica online?  

Confesso que, quando comecei com o projeto Terapia a Distância, tinha o receio de que os problemas técnicos realmente prejudicassem a orientação psicológica online.

Porém, na prática eu vi que as eventuais falhas não comprometem a qualidade do vínculo entre o psicólogo e o cliente. Uma vez que o vínculo é formado, um delay ou uma queda de conexão passam batidos. 

9 – Quais as recomendações para o melhor aproveitamento da sessão online? 

O profissional e o cliente precisam ter acesso à internet rápida e de qualidade. É importante, também, escolher um ambiente privado, para que não haja interrupções durante a sessão. 

Por questões de segurança, também não é recomendado realizar as sessões de computadores públicos, como em coworkings, cafés, bibliotecas ou no local de trabalho. O melhor é dar preferência ao computador pessoal ou smartphone.

10 – Quais cuidados a pessoa deve tomar na hora de escolher um psicólogo para orientação psicológica online? 

É importante escolher um site que tenha o selo do Conselho Federal de Psicologia na página principal.

Esse é um indicativo de que o site possui autorização para oferecer a orientação psicológica online e atende às normas definidas pela legislação.

Antes de agendar a consulta, também sugiro pesquisar informações sobre o psicólogo, para conhecer a sua linha de atuação, o seu perfil, a sua maneira de pensar. Assim são maiores as chances de se identificar com o profissional – o que é importante para a eficácia do processo. 

11 – Existe alguma restrição para a orientação psicológica online? 

Existe sim. A orientação psicológica online não é indicada para quem está em uma situação de emergência. Nestes casos, a indicação é procurar o atendimento psicológico presencial. 

Pessoas com ideias suicidas ou crises psicóticas também não devem recorrer às sessões online. A recomendação é buscar o hospital mais próximo ou entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida, o CVV

Além disso, menores de 18 anos precisam da autorização por escrito dos pais para realizar as sessões. 

12 – Camila, falando agora sobre o Querida Ansiedade…por que você quis criar um app específico sobre ansiedade?

Primeiro porque me considero uma pessoa ansiosa! rs rs Além disso, sempre gostei muito de realizar um trabalho direcionado para pessoas ansiosas. 

E percebo que uma das grandes dificuldades delas é conviver com a ansiedade de maneira mais saudável. Daí a ideia de criar o aplicativo para ajudá-las a entender melhor o que estão sentindo e lidar com a ansiedade sem que haja um sofrimento intenso.

13 – E a proposta do app deu muito certo, né? 

Deu!! Neste quase um ano de operação, o Querida Ansiedade já ultrapassou 1 milhão de downloads, somando Google Play e App Store.

Acho que as pessoas gostam do aplicativo porque o assunto “ansiedade” é abordado de maneira leve. Não tem linguajar técnico e distante. Aí as pessoas se identificam… 

14 – Para terminar, me fala uma coisa…vem novidade por aí no Querida Ansiedade?

Sim, vem novidades por aí! rsrs Ainda neste primeiro semestre será lançada a nova versão do aplicativo. 

Posso adiantar que teremos novos recursos na seção “Preciso Acalmar Agora”, novos exercícios de escrita terapêutica e novas opções de áudios de meditação guiada.

Também haverá novas funcionalidades, como a orientação psicológica online pelo aplicativo. Aguardem!!! 

[kkstarratings]

 

Deixe o seu comentário