As 4 melhores palestras TED sobre felicidade e propósito no trabalho

Gosto demais de assistir às palestras TED pelo Youtube ou pelo site da organização. Me identifico principalmente com o formato das apresentações. Duram no máximo 18 minutos, quase não têm slides e muito menos linguagem técnica. 

Os palestrantes sabem se comunicar e apresentar suas ideias com empatia, emoção e clareza. Há exceções, é claro, mas de forma geral são ótimos oradores. 

Se você também se identifica com o formato, continue lendo o post. Mais adiante vou compartilhar as 4 melhores palestras TED que assisti recentemente sobre felicidade e propósito no trabalho.

Todas foram apresentadas em eventos TEDx no Brasil, ou seja, os palestrantes são brasileiros. A única exceção é a Taly Szwarcfiter, que é uruguaia, mas vive aqui no país há muitos anos. 

Vamos à lista, então? Opa, peraí! Antes vou dar uma breve contextualizada sobre o TED e o TEDx para quem está meio perdido nesta conversa. Se não é o seu caso, pule dois tópicos! rsrs 

Palestras TED? Mas hein?  

TED-talks-1 As 4 melhores palestras TED sobre felicidade e propósito no trabalho

Se você não sabe do que estou falando, eu explico agora: TED é uma conferência realizada anualmente em Vancouver, no Canadá. São cinco dias de palestras, oficinas e outras atividades. 

Os palestrantes são grandes nomes da atualidade, desde top celebridades até meros desconhecidos (anônimos até subir ao palco, né?!).

Em comum, todos têm “ideias que merecem ser compartilhadas” (esse é o slogan do TED), seja para inspirar, mudar perspectivas ou simplesmente iluminar o dia de alguém.

Da plateia, um público seleto assiste às “talks” (apresentações) com brilho nos olhos e um lencinho na mão. É que as palestras TED, não raramente, emocionam e fazem chorar.  

E um detalhe: quando eu disse “público seleto”, ali em cima, lê-se: pessoas que foram convidadas para entrar de graça no evento OUUUUU QUE desembolsaram mais de 7 mil dólares pelo ingresso.

Isso mesmo, você leu certo. More than 7 thousand dollars!!! Quer a conversão para o real agora? Então tá: mais de R$ 20 mil reais.  😯 

A boa notícia é que as palestras TED são disponibilizadas gratuitamente na internet, no Youtube e no site oficial da conferência. E com tradução para diversas línguas, inclusive para o português.

Existe TED e TEDx? Qual a diferença? 

Sim. Existem os dois. O TED eu já expliquei no tópico anterior, certo? Agora os TEDx’s são  eventos independentes, realizados em qualquer lugar do mundo por pessoas interessadas em espalhar boas ideias no estilo TED. 

Para isso, é preciso obter uma licença junto à Sapling, fundação sem fins lucrativos responsável pelas conferências TED. A instituição também dá orientações gerais para a realização dos eventos, mas todo o restante fica por conta dos organizadores locais. 

O Brasil já sediou diversos TEDx’s desde 2009, quando a iniciativa foi lançada mundialmente. E não só Brasília, São Paulo e outras grandes capitais receberam edições do evento, viu?

Para se ter uma ideia, um dos TEDx’s aconteceu em um hotel flutuante às margens do Rio Negro, em plena Floresta Amazônia. 

Agora que você já sabe do que estamos falando, vamos à lista das 4 melhores palestras TED sobre felicidade e propósito no trabalho! (Na minha opinião).

1 – O trabalho não precisa ser uma tortura 

Quem apresenta: Roger Koeppl, empreendedor social e diretor-presidente da You Green, cooperativa de catadores de São Paulo. Ele já venceu o Prêmio Jovens Inspiradores, promovido pela revista Veja, em parceria com a Fundação Estudar. 

Resumo: Roger começou a trabalhar aos 16 anos e, aos 21, já era supervisor em uma fábrica de automóveis em Belo Horizonte. Tudo ia muito bem até uma experiência transformadora mudar o rumo da sua trajetória profissional.

Ele deixou o mundo corporativo para trabalhar com um novo modelo de negócio: o cooperativismo. Sua cooperativa, a YouGreen, começou com sete catadores e uma sede de 75m2. E foi crescendo…

Duração: 18 minutos e 27 segundos 

2 – Everest, do fundo do poço ao topo do mundo

Quem apresenta: Thaís Pegoraro, headhunter e coach de carreira e negócios. Ela foi a primeira mulher brasileira a escalar as sete maiores montanhas do mundo em apenas um ano. Para se ter uma ideia, apenas sete brasileiros já cumpriram esse desafio. 

Resumo: a demissão de uma multinacional e o término um noivado foram o ponto de partida para Thaís transformar em realidade o seu sonho de infância: escalar o Everest, a maior montanha do mundo.  

Simples né, gente? rsrs Imagina então para quem nunca escalou uma montanha antes? Era o caso da Thaís, o que torna a história dela ainda mais inspiradora. #vireifã 

Duração: 11 minutos 

3 – Construindo caminhos com propósito 

Quem apresenta: Taly Szwarcfiter, psicóloga, educadora e coach ontológica. É uruguaia, mas vive no Brasil desde 2003. 

Resumo: ela fala sobre a descoberta do nosso propósito de vida (o tão falado propósito!). Se para você esse conceito é amplo ou complexo demais, é bem capaz que mude de ideia depois dessa palestra.

A ideia de propósito da Taly é simples, realista e faz todo sentido na minha cabeça. Me identifiquei principalmente com a parte: “Nem sempre a gente vai saber qual é o caminho. Talvez a opção seja tentar. É ir andando e construindo esse caminho”. 

Duração: 13 minutos e 57 segundos

4 – O novo significado do trabalho 

Quem apresenta: Alexandre Pellaes, sócio da 99 jobs e fundador da Exboss. 

Resumo: Alexandre seguiu o caminho clássico: fez faculdade, se formou e começou a trabalhar em uma grande multinacional.

Dentro da empresa, foi galgando degraus até alcançar o tal “sucesso”, que naquela época era sinônimo de um salário alto, um terno bem cortado, um carro do ano e alguns subordinados.

Tudo caminhava aparentemente bem até que um telefonema da sala da Presidência mudou de vez a sua relação com o trabalho.

Duração: 17 minutos 

E você, tem alguma palestra TED para indicar? Deixa para mim nos comentários! 

[kkstarratings]

4 Comentários


  1. Muito bacana seu blog, Marcela.. eu tb tô querendo escrever um artigo no meu blog sobre meus TEDs preferidos.. tem muita coisa legal mesmo rolando neste evento… Um beijo e sucesso… 😉

    Responder

    1. Ei Carol,

      Fico feliz que tenha gostado do blog. Se fizer o artigo, compartilhe comigo depois! Sucesso pra vc também!

      Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.