Playlists Spotify: as 5 melhores para um dia de trabalho mais leve

Tem playlists Spotify pra tudo hoje em dia, inclusive para o trabalho. Música pra quem quer um dia mais tranquilo, pra quem precisa de mais foco e concentração, pra quem quer dar uma choradinha e por aí vai…

Neste post vou compartilhar as minhas preferidas do momento, todas para ouvir no trabalho.

Ah, escolhi o Spotify porque é a plataforma de streaming que uso, mas pode me indicar outras nos comentários, tá? Até bom pra gente ter mais opções!

Mas antes, ouvir ou não ouvir música no trabalho?

É uma questão, né? Eu, por exemplo, nunca fui de ouvir música no trabalho. Sempre achei que iria me desconcentrar ou me deixar fechada dentro de uma bolha, alheia a tudo o que está acontecendo em volta. E se a chefe me chamar? E se o telefone tocar? E se o coleguinha ficar irritado porque me chamou e eu não ouvi?

Essas preocupações sempre existiram, até que eu comecei a achar necessário botar um fonezinho no ouvido pra conseguir focar mais em determinadas tarefas, como a produção de conteúdo, por exemplo.

É fácil perder o foco quando você trabalha com muita gente. As conversas paralelas, as reuniões na mesa ao lado, o telefone tocando sem parar, sem ninguém puxar a ligação; tudo isso acontece. E me distrai.

É aí que as playlists Spotify salvam. Sem contar que tem dias que você acorda numa bad e quer ficar na sua no trabalho. Só quer passar despercebido e ir embora pra casa.

Nessas horas cai bem uma musiquinha, né? De quebra você ainda manda um aviso de “não pertube” pra turma toda! Um aviso sutil em forma de fone de ouvido. rs

Agora, se pra você não funciona essa ideia de ouvir música e trabalhar, sabe o que pode ser legal? Ouvir antes do expediente! Pode ser debaixo do chuveiro, no café da manhã, durante a atividade física ou à caminho do escritório.

De acordo com essa matéria aqui da Exame, criar esse hábito faz bem até para a sua produtividade, viu? Vamos às minhas indicações?

1 – Spotify Singles: Roots & Acoustic

A playlist Roots & Acoustic foi a minha escolha aleatória em um dia de trabalho. E não é que virou a minha preferida?

É bem mais curtinha, são só 51 músicas. Todas internacionais, algumas eu conhecia, outras não. Isso é o mais legal do Spotify! Seu repertório musical se expande.

Você descobre cantores como Rostam Batmanglij, um produtor americano que tocou em uma banda de indie rock chamada Vampire Weekend. Depois fui pesquisar sobre ela e descobri que os caras são bem conhecidos e já tocaram no Lollapalooza Brasil 2018.

2 – Trabalho tranquilo

Essa playlist Spotify é uma mistureba boa! Beatles, Natiruts, Sandy e Júnior, Cold Play, Jack Johson e mais um bucado de músicas. São 186 no total. Dá pra ficar bem servido o expediente inteiro, não dá?

Tirando “Boa Sorte”, de Vanessa da Mata, a primeira parte da playlist é toda de música internacional. Jack Johson, por exemplo, me acalma que é uma beleza. rs

Me imagino em outro lugar e não no trabalho. Mais precisamente em uma praia, em algum lugar do mundo, sentada à beira do mar, com os pezinhos na água, olhando aquele marzão e sentindo o barulho das ondas.

Ouve a playlist aqui e terás a sensação! hahaha..

3 – Sextou!

Sexta-feira no trabalho o clima é diferente. Todo mundo feliz à espera do fim de semana. Não é dia de pensar em dress code, reuniões ou almoço saudável, afinal, sextou!

E é na sexta-feira que as playlists Spotify são mais que bem-vindas. Essa que estou indicando é a cara da sextinha, a começar pelo nome: Sextou. A seleção de músicas também tem tudo a ver com animação típica do último dia da semana. Só música baiana das antigas! A-do-ro!

Só pra você ter uma ideia, a playlist começa com “o canto dessa cidade sou euuuu, o canto dessa cidade é meeeeeu!” Sim leitor querido, temos esse CLÁSSICO do axé baiano imortalizado na voz de Daniela Mercury.

E calma que e só o começo. Ainda tem Beija-Flor, do Timbalada, Anunciação, de Alçeu Valença, e Mama África, de Chico César.

O coração vai ficar saudosista sim senhor, mas te garanto que se você gosta de música baiana vai ficar se mexendo na cadeira doido pra levantar e e dançar ali mesmo, no meio do escritório. Vai por mim!

4 – Concentração perfeita

A playlist Concentração Perfeita foi criada pela Spotify e tem 50 músicas instrumentais calminhas, calminhas.

Eu ouço no trabalho, mas também é uma boa para meditar, se você for adepto da meditação, e para dormir, se você tem dificuldades para pegar no sono.

Talvez você ache as músicas muito lentas ou até tristes, mas a proposta é que elas ajudem no foco e na concentração, então não poderia ser nada que te deixe agitado ou distraído, né mesmo?

Se gostou da ideia de ouvir música para se concentrar, vai lá no Spotify e digita a palavra “Foco” na ferramenta de busca.

Vão aparecer outras playlists como essa, começando pelas mais populares. Para acessar todas as opções, aí você clica em “Ver tudo” que fica no cantinho direito. Tem um tantão lá, inclusive a “Focus Now”, que é bem recomendada. São 164 músicas instrumentais.

5 – Criatividade para o seu dia

Essa playlist Spotify é de uma agência de publicidade chamada Salt. Por coincidência, eles são daqui de BH. E tá explicado o porquê de uma playlist para a criatividade, né? É o que abastece todos nós que trabalhamos com criação, seja de conteúdo, de campanha publicitária e etc.

E se é pra ser criativo, nada como uma playlist pra levantar o astral e despertar sentimentos bons, como é o caso da playlist Criatividade para o seu dia e suas mais de 300 músicas (todas internacionais).

Recomendo ouvir no comecinho do dia pra já começar o expediente inspirado e com a energia lá no alto. Pelo menos foi esse o efeito da playlist no meu trabalho. Experimente ouvir em uma segunda-feira!

Fim da listinha de playlists Spotify para o trabalho! Agora quero conhecer as suas playlists preferidas! Conta nos comentários qual não pode faltar no seu dia?!

Leia também:

As 4 melhores palestras TED sobre felicidade e propósito no trabalho

A pergunta difícil: como você se vê daqui a cinco anos?

Deixe o seu comentário