6 podcasts bons pra praticar autoconhecimento

Você sabe como praticar o autoconhecimento? Pra mim, a terapia é o principal caminho, faço há anos e tô sempre levantando essa bandeira aqui.

Mas existem outras maneiras de você olhar pra dentro, se conhecer melhor e entender as suas emoções, sentimentos, comportamentos. É um processo longo, complexo e contínuo, longe de terminar com um curso online ou um teste de personalidade.   

Mas dá pra gente fazer boas reflexões e se inspirar a partir de ferramentas e conteúdos na internet. Neste post, eu vou te dar 6 dicas de podcasts que podem te ajudar a praticar o autoconhecimento.

Todos gratuitos no Spotify, tá? Se tiver alguma indicação, deixa pra mim nos comentários e bora aumentar essa lista!

#1 – Zencast

zencast-300x300 6 podcasts bons pra praticar autoconhecimento

Começando com o Zenklub, meu parceiro da terapia online (tem cupom de desconto aqui óh). No início de 2020, eles criaram o Zencast pra falar sobre saúde emocional com especialistas e gente famosa como Monja Coen, Maurício de Souza, Murilo Gun e Rafa Brites.

Os episódios são semanais e vão ao ar toda terça-feira no aplicativo do Zenklub, no Spotify e no Google Podcasts. A apresentação é da jornalista Izabella Camargo, ex repórter da Globo.  

#2: Bom Dia, Obvious

zencast-300x300 6 podcasts bons pra praticar autoconhecimento

Tá aí um dos meus podcasts preferidos. O Bom Dia, Obvious é semanal e tem apresentação da jornalista Marcela Ceribelli (sim, ela é filha da Renata Ceribelli, do Fantástico…rs). 

A cada episódio, ela recebe uma convidada pra conversar sobre temas atuais do universo feminino, como carreira, autocuidado, saúde mental, autoestima, relacionamentos e outros. 

Recentemente, passaram por lá a Nathalia Arcuri, do canal Me Poupe; a Carol Nalon, especialista em comunicação não-violenta; e a Alexandra Gurgel, do canal Alexandrismos. 

#3: Estamos bem? 

zencast-300x300 6 podcasts bons pra praticar autoconhecimento

E temos aqui um podcast recém-descoberto! Acho que descobri no Twitter, não lembro mais…só sei que eu vou dar uma boa explorada nele, viu?! 

A cada episódio, os jornalistas Bárbara dos Anjos Lima e Thiago Theodoro nos convidam a embarcar em uma jornada de autoconhecimento, partindo de um tema específico.

Assuntos que já apareceram por lá: dependência emocional, bullinyg na vida adulta, vaidade, derrota e sinceridade. 

#4: Jornada da Calma

zencast-300x300 6 podcasts bons pra praticar autoconhecimento

Quanto mais eu conheço, mais eu gosto do Jornada da Calma. Já ouviu? O podcast é da Veja São Paulo e vai ao ar toda semana. A apresentação é da Helena Galante, jornalista da Veja e da Editora Abril. 

A proposta é receber entrevistados inspiradores pra compartilhar com os ouvintes quais decisões podem ajudar a trazer serenidade para o dia a dia. E tem muita gente boa passando por lá, viu?

Só pra citar alguns: o psicanalista Christian Dunker, a diretora de saúde mental, diversidade e inclusão da Ambev, Mariana Holanda e o jornalista Fernando Rocha, ex-apresentador do Bem-Estar, da Globo. 

#5 – Autoconsciente 

zencast-300x300 6 podcasts bons pra praticar autoconhecimento

Um podcast que entende você, para você entender melhor sua mente e emoções. Essa é a definição do Autoconsciente, produzido pela rede B9, a mesma do Mamilos, Braincast e mais podcasts legais.

A apresentação é da Regina Giannetti, especialista em mindfulness aplicado ao autoconhecimento, autogerenciamento e bem-estar.

A cada episódio, ela puxa uma reflexão sobre um tema diferente. Decisões, autosabotagem, ansiedade, autoaceitação e autocrítica são alguns dos assuntos que já entraram na pauta. 

#6 – Despertar Zen 

zencast-300x300 6 podcasts bons pra praticar autoconhecimento

Esse é o podcast da Monja Coen e tem o formato um pouquinho diferente dos outros. Não é um programa de entrevistas, nem é apresentado por ela.

Na verdade, o Despertar Zen é um compilado das palestras da Monja Coen gravadas no templo budista fundado por ela. Cada episódio traz uma palestra na íntegra, sem cortes, com duração de 1 hora, em média. 

PS: os episódios mais recentes são de maio de 2020, mas como os temas são atemporais, você não fica desatualizada (o) não. Vale à pena dar uma passadinha por lá!

Fim da listinha e hora de saber: você conhece outro podcast bom pra praticar o autoconhecimento?

Deixa pra mim nos comentários que eu quero saber! E se quiser mais dicas de podcasts, aqui neste post eu indiquei mais um monte. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.