9 podcasts brasileiros que você precisa conhecer [minhas indicações]

2019 foi o ano dos podcasts brasileiros. A mídia está ganhando cada vez mais penetração no Brasil e já chegou a plataformas de streaming como Spotify e Deezer.

Eu, por exemplo, sou uma dessas pessoas que agora faz faxina, exercício físico e deslocamento de ônibus ouvindo podcast. Acho uma maravilha ter um pouco de entretenimento, informação ou aprendizado nessas horas.

Se você também curte essa ideia, continue lendo o post. Vou compartilhar aqui embaixo as minhas indicações de 9 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Dá uma olhada! 

1 – Jogo de Damas 

jogo-damas 9 podcasts brasileiros que você precisa conhecer [minhas indicações]

Quem apresenta: não tem apresentadoras fixas 

Duração: 40 minutos (em média)

Temáticas: mulheres do mercado de comunicação e publicidade no Brasil debatem profissão, família e projetos

Comentários:  Em cada episódio do Jogo de Damas, mulheres que estão mudando a cara da comunicação e publicidade no Brasil se reúnem para uma conversa livre, sem pauta e briefing pré-definidos. 

No primeiro, por exemplo, as convidadas foram Renata Lodi, head of creative solutions Latam do Spotify; e Keka Morelle, diretora de criação da AlmapBBDO. Elas conversaram sobre maternidade, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, escolha da profissão de publicidade, futuro do trabalho, machismo e padrões de beleza. 

Para mim, que trabalho com Marketing, é maravilhoso ouvir mulheres da área compartilharem suas experiências da maneira honesta, como elas compartilham no podcast. Cada uma com a sua história, demonstrando fragilidades, dificuldades e desafios da vida pessoal/profissional.

Gostei muito da ideia e gostaria que o Jogo de Damas tivesse ido além da primeira temporada. Tudo indica que acabou mesmo e não teremos novos episódios no ar. O último foi publicado em maio de 2019.

2 – Mamilos – jornalismo de peito aberto 

jogo-damas 9 podcasts brasileiros que você precisa conhecer [minhas indicações]

Quem apresenta: Juliana Wallauer e Cris Bartis 

Duração: 1h40 (em média)

Temática: atualidades

Comentários: Ouvir o Mamilos é como levar um tapa na cara. Uma vez alguém disse isso no Twitter e eu fiquei pensando que é uma boa analogia. O Mamilos é capaz disso mesmo. Capaz de nos dar uma boa sacudida e nos tirar da nossa bolha. Capaz de nos apresentar sempre os dois lados de uma mesma história.  

Ao longo desses quatro anos de programa, Cris Bartis, Juliana Wallauer e convidados já debateram sobre um mundo de temas. Futuro do trabalho, depressão, guerra às drogas, racismo, inteligência emocional, casamento, desemprego…A cada semana uma pauta entra em discussão.

O que mais me chama a atenção é a maneira como o debate acontece – com respeito, cuidado e humor, na maior parte dos episódios. Por trás, um roteiro muito bem escrito e costurado. 

3 – Boa noite Internet 

jogo-damas 9 podcasts brasileiros que você precisa conhecer [minhas indicações]

Quem apresenta: Cris Dias

Duração: 25 minutos (em média) 

Temática: um podcast procurando respostas (definição do próprio Cris Dias)

Comentários: Boa Noite Internet foi lançado em dezembro de 2018 pelo Cris Dias, um veterano na chamada “podosfera”. 

Comecei ouvindo “Você não é o seu crachá” e achei o papo bem interessante. Me identifiquei muito com os relatos dos convidados e do Cris Dias, que contou um pouquinho como foi deixar para trás o crachá do Facebook Brasil, onde ele trabalhou por cinco anos. 

Hoje assisti mais um episódio, o “Escolher”. De novo um tema que me gerou identificação, sem contar o Cris Dias que é super espirituoso.Vale a pena ouvi-lo no Boa Noite Internet, que encerrou sua primeira temporada em dezembro de 2019. Não sei se teremos a segunda, mas fico na torcida para que volte! 

4 – Braincast

jogo-damas 9 podcasts brasileiros que você precisa conhecer [minhas indicações]

Quem apresenta: Cris Dias, Carlos Merigo, Guga Mafra e Luiz Hygino. 

Temáticas: criatividade, entretenimento e comunicação

Duração: entre 1h e 2h

Comentários:  Arrisco dizer que você conhece e já ouviu pelo menos um episódio do Braincast,  veterano no mundo dos podcasts brasileiros. Para se ter uma ideia, o programa está no ar há 13 anos e foi criado pelo Carlos Merigo, fundador e criador do B9, que inclusive produz o podcast Mamilos. 

São 13 anos discutindo temas sérios com boa dose de humo, mas também com todo um cuidado na abordagem de cada assunto. Dá para ver que os participantes estudam o tema previamente e fundamentam suas opiniões. 

Meus episódios preferidos:

  • A ilusão da rotina matinal produtiva
  • Como a tecnologia afeta a nossa saúde mental
  • Jornalismo por um fio
  • A vida por assinatura
  • A má influência dos influenciadores
  • Como começar um negócio sem dinheiro
  • O mito da colaboração
  • Vestir a camisa: quando a empresa compra a sua alma

5 – Esquizofrenóias 

jogo-damas 9 podcasts brasileiros que você precisa conhecer [minhas indicações]

Quem apresenta: Amanda Ramalho

Temática: saúde mental

Duração: 1h (em média) 

Comentários: Uma grata surpresa ver a Amanda Ramalho, ex- apresentadora do programa Pânico no Rádio, lançar um podcast sobre saúde mental. Confesso que não curti o nome do programa (Esquizofrenóias), mas a proposta achei pra lá de pertinente.

A cada episódio a Amanda recebe convidados que lidam com algum problema de saúde mental,  como depressão, crise de ansiedade, transtorno bipolar e insônia. Não pense que ela banca a terapeuta e sai distribuindo aconselhamento psicológico gratuito por aí. Não, até porque a Amanda não é psicóloga, nem psiquiatra. 

Mas ela já teve depressão e ansiedade na adolescência e criou o programa para compartilhar experiências sobre saúde mental, inclusive a dela. Para mim, um esforço super válido. As pessoas que estão ali ouvindo e passando pela mesma coisa podem se sentir incentivadas a pedir ajuda ou falar sobre o assunto com alguém. E aí, palmas para o Esquizofrenóias! 

6 – Durma com Essa 

jogo-damas 9 podcasts brasileiros que você precisa conhecer [minhas indicações]

Quem apresenta: grande parte dos episódios é apresentada pelo Antonio Mammi, pela Letícia Arcoverde e pelo Conrado Corsalette

Temática: atualidades

Duração: 10 minutos (em média)

Comentários:  O Durma com Essa é um podcast de notícias do Nexo Jornal, que já acompanho há um tempinho. 

Como a periodicidade é diária – de segunda a quinta – o programa fala muito do factual, ou seja, daquilo que está acontecendo no Brasil e no mundo. Mas os jornalistas não dão a notícia, eles nos entregam um rápido contexto e a análise que muitas vezes faltam no jornalismo diário. 

Além da pandemia do novo coronavírus, o Durma com Essa falou recentemente sobre a crise da água no Rio de Janeiro, as reformas do governo Bolsonaro, o aumento do preço da carne, os estragos das chuvas no Brasil….

Quem perde os episódios de segunda a quinta pode se atualizar no episódio Extratos da Semana, que vai ao ar às sextas-feiras. É um resumo das notícias dos últimos dias. 

7 – Maria Vai com as Outras 

jogo-damas 9 podcasts brasileiros que você precisa conhecer [minhas indicações]

Quem apresenta: Branca Vianna

Temática: mulher no mercado de trabalho 

Duração: 30 minutos (em média)

Comentários: O Maria vai com as Outras foi lançado em 2018 pela revista Piauí.

Na primeira temporada, foram entrevistadas mulheres de diferentes profissões, em várias posições hierárquicas e áreas, para saber como é a vida delas – se elas ganham bem, se sofrem discriminação ou não, se têm chances de subir na carreira, como escolheram suas profissões e como foram criadas na família. Também foram entrevistadas mulheres que abriram mão da carreira para cuidar dos filhos.

Já na segunda temporada, que terminou em 2019, o foco é entender se as questões ligadas ao corpo afetam a vida afetiva e profissional da mulher e de que forma isso acontece. No primeiro episódio, a executiva Natália Paiva e a poeta Stephanie Borges falaram como se relacionam com os cabelos cacheados dentro e fora do trabalho. 

Pode parecer um tema fútil, mas não em tempos de transição capilar e empoderamento feminino. Quem já recorreu à chapinha e à escova progressiva alguma vez na vida, vai se identificar com o papo. Me incluo nessa! rs

8 – Ponto de Virada

jogo-damas 9 podcasts brasileiros que você precisa conhecer [minhas indicações]

Quem apresenta: Beatriz Fiorotto

Temática: carreira e escolhas profissionais

Duração: 20 minutos (média) 

Comentários: O Ponto de Virada é o novo podcast da rede B9 e estreou em agosto de 2019. É um programa sobre carreira e escolhas profissionais, mas que trata o tema de uma forma mais real e honesta.

Dilemas, perrengues, dúvidas – tudo isso estará em pauta nos doze episódios do Ponto de Virada. Como diz o texto de apresentação do B9, sem fórmulas mágicas, sem conselhos impossíveis e sem histórias de sucesso do Linkedin. 

Eu ouvi o episódio sobre mudança de carreira e achei o tema acertadíssimo. Tenho visto muita gente neste movimento de repensar a profissão ou conciliar dois empregos – um para pagar boletos, outro para fazer o que ama.

Se você também se identifica com o assunto, vale a pena separar 20 minutinhos para ouvir o episódio número 2! Inclusive, uma das participantes é a Cris Bartis, produtora do B9 e apresentadora do podcast Mamilos, um dos indicados aqui da lista.

A Cris é publicitária e deixou o mercado tradicional em 2017 para se dedicar integralmente ao trabalho no B9. Para mim, que sou ouvinte do Mamilos, foi interessante conhecer essa história um pouco mais a fundo! 

9 – Autoconsciente

jogo-damas 9 podcasts brasileiros que você precisa conhecer [minhas indicações]

Quem apresenta: Regina Giannetti 

Temática: autoconhecimento e bem-estar emocional

Duração: 30 minutos, em média

Comentários: esse podcast foi criado em 2017 pela Regina Giannetti, instrutora de autogerenciamento com base em mindfulness.

O programa começou pequeno, sendo gravado pelo celular, e foi crescendo e ganhando ar profissional. Em 2019, Regina foi convidada para integrar a rede B9, dona do Mamilos e mais um bocado de podcasts brasileiros. 

E do que se trata o Autoconsciente? Ansiedade, autoaceitação e mudança de hábitos estão entre os temas dos episódio, pensados para ajudar o ouvinte a entender melhor sua mente e emoções e viver mais em paz consigo mesmo. 

Nem preciso dizer que essa temática muito me interessa, né? E nem que eu amaria ter um podcast chamado Seja Leve para falar disso também! Quem sabe um dia, hein? #b9mechama

Podcasts brasileiros: para aprofundar

Para quem quiser saber mais sobre o universo dos podcasts no Brasil, deixo esse link aqui para as pesquisas da Associação Brasileira de Podcasters (ABPod). Desde 2018, a ABPod faz pesquisas sobre o perfil e os hábitos de consumo dos ouvintes de podcasts no Brasil.

E aí, vamos para a sua seleção agora? Deixa aqui nos comentários as suas indicações de podcasts brasileiros para mim e os leitores do Seja Leve! Agradecida desde já! rs

[kkstarratings]

2 Comentários


    1. O Foro de Teresina não conheço ainda, mas já ouvi falar muito dele, Paulo. Vou ouvir!
      Obrigada pela dica 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.