A minha produtividade essa semana e a cobrança para produzir mais

via GIPHY

E a minha produtividade? Foi com Deus essa semana. Quer dizer, já risquei várias tarefas da listinha pessoal – exame de sangue, fisioterapia, conserto do computador e compras.

Mas a lista do trabalho tá aberta no meu caderno, me olhando. É como se ela gritasse: NÃO VAI TERMINAR ISSO NÃO? AMANHÃ É SEXTA-FEIRA. 

Ok, só tenho mais um dia pra terminar tudo. Obrigada por me lembrar. Vou conseguir ou devo negociar com a minha listinha? Tô me exigindo demais ou de menos nesta semana? Posso fazer duas horas de almoço hoje? Quais as minhas prioridades? Por que tô improdutiva assim? 

Perguntas que estão rondando a minha cabeça agora. Talvez eu precise de férias – ainda não tirei esse ano. Ou ser menos dura comigo. Me cobrar menos, alinhar expectativas, respirar fundo, tirar um dia de folga ou dormir mais um pouco.

Mas dormir? São meio-dia e preciso fazer almoço. Aliás, sobrou comida de ontem e é só esquentar. E como fiquei feliz me lembrando disso e também que hoje é dia de terapia. Já tenho a pauta da sessão: a baixa produtividade. 

Será que a minha psicóloga explica? E será que eu preciso mesmo de explicação? Preciso problematizar tudo? Tenho que ficar me culpando o tempo todo? Não dá pra encarar essa semana como uma exceção e lembrar que eu trabalho duro o ano inteiro? 

Ou então botar a culpa no inferno astral? Ou no Universo, na pandemia, no Mercúrio retrógrado? Ops, Mercúrio nem tá retrógado. E sim, a responsabilidade é minha. Melhor assumir o BO, encerrar esse post e correr atrás do prejuízo. 

Mas antes, peraí que eu vou riscar mais uma tarefa da minha listinha. Novo post do blog Seja Leve concluído com sucesso.

Tá feito, embora eu tivesse outro assunto pra hoje. Mas o que saiu foi mais um post do tipo pensei-alto-e-postei. E sobre baixa produtividade ainda por cima….rs

Tomara que meus clientes não leiam. E que os coaches de alta performance não me julguem. E que você deixe um comentário aí embaixo 🙂 

2 Comentários


  1. Oi Marcela! Eu cheguei no seu blog através de uma pesquisa no Google sobre slow living e comecei a navegar pelo blog até chegar aqui. Eu amei esse post “tipo pensei-alto-e-postei”! Me identifiquei muito com o seu pensamento, essa auto cobrança e essa dúvida toda que ao mesmo tempo se culpa por deixar as coisas por fazer e se desculpa por trabalhar muito, inclusive buscando culpa em outra questão como a pandemia e assim num ciclo praticamente sem fim. Me identifiquei também com o fato de você fazer terapia, algo que iniciei há pouco tempo, justamente pela auto cobrança, dentre outras coisas. Enfim, quero dizer que ganhou mais uma leitora e que bom saber que não sou só eu que vivo dilemas como esse!
    Obrigada por compartilhar isso!
    Abraço ♥

    Responder

    1. Ei Cássia! Que máximo que vc veio do google pesquisando outra coisa e caiu no post da produtividade 🙂 Saiba que eu também fiquei feliz por saber que esse dilema não é só meu. Mais ainda depois que vc disse que começou a fazer terapia. Eu faço tem mais de 10 anos e levanto sempre essa bandeira no blog. Terapia é vida! Espero que vc goste e não pare tão cedo.
      Abração pra você e obrigada pelo comentário.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.