5 cuidados na hora de escolher um psicólogo online

psicologo-online-capa 5 cuidados na hora de escolher um psicólogo online

Psicólogo online. Ta aí um profissional que está ganhando espaço na internet. Não é atoa que as plataformas que conectam psicólogos e pacientes não param de crescer no Brasil. Para se ter uma ideia, 224 eram cadastradas no site do Conselho Federal de Psicologia em 2012. Em 2018, o número saltou para 854, um aumento de 381%. 

Muita coisa, né? Pois é, e pode apostar que o crescimento vai continuar. Em novembro de 2018 começou a valer a Resolução CFP nº 11/2018, que estabelece novas regras para a prestação de serviços psicológicos online no país. 

A mudança é vista como um grande passo para ampliar o alcance do atendimento psicológico a distância por aqui.  

Em meio a essa onda de otimismo, chamo a atenção para a escolha do psicólogo online. Na hora de escolher, acho importante pesquisar sobre profissional, por mais que você tenha indicação de alguém da sua confiança. 

Pesquisando antes você tem mais chances de acertar na escolha e não cair na conversa dos pseudo-psicólogos, gurus e “especialistas” de autoajuda das redes sociais.

Recomendo que você leve estas 5 coisas em consideração antes de bater o martelo: 

1 – Registro profissional

No Brasil, a formação em Psicologia e o registro profissional são obrigatórios para atuar na área. Portanto, a primeira coisa que você precisa saber é o número do registro profissional do psicólogo online.

Com essa informação em mãos, acesse o site do Conselho Regional de Psicologia (CRP) do seu Estado e consulte a situação do registro – ativo ou cancelado. A partir dessa consulta, você saberá se o profissional está ou não habilitado para exercer a profissão. É um bom começo, né?!

2 – Autorização para atender online

Em segundo lugar, pesquise se o psicólogo online está apto a prestar o atendimento a distância. Para isso, ele precisa fazer parte do “Cadastro e-Psi” do Conselho Federal de Psicologia (CFP). O cadastro é público e fica disponível para consulta neste link aqui

Se o nome do profissional aparecer nos resultados de busca, verifique a situação do cadastro: aprovado, submetido (em análise) ou reprovado. Depois clique em “Saiba mais” para saber: 

  • data de validade do cadastro
  • Estado de atuação do profissional
  • número do registro profissional

Vale esclarecer que o cadastro no e-Psi é uma das novas regras da Resolução CFP Nº 11/2018, em vigor desde novembro de 2018. 

→ Saiba mais sobre as mudanças neste vídeo do CFP

3 – Plataforma de atendimento psicológico 

Antes da nova resolução, o psicólogo online precisava ter um site exclusivo para a oferta de serviços online ou um cadastro em plataformas digitais especializadas, como Zenklub, Psicologia Viva e Luzz. Agora ele não precisa mais. 

Porém, caso o profissional seja cadastrado em plataformas como essas, fique atento (a) a três coisas: primeiro, pesquise aqui se o site é aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia.

Em segundo lugar, leia atentamente um documento chamado “Termos de Uso”, que normalmente fica no rodapé da página principal do site. Recomendo a leitura para que você saiba, entre outras coisas, o que a plataforma faz para garantir o sigilo e a segurança das suas informações

A comunicação entre psicólogo e cliente é segura?  Os dados são criptografados? Como é a Política de Privacidade? Quais cuidados extras devo tomar? Sugiro que você esclareça todas essas dúvidas antes de se cadastrar. 

Por fim, informe-se sobre o nome do responsável técnico da empresa – essa informação deve estar visível na página principal. Depois, pesquise se o (a) profissional está inscrito (a) e ativo (a) no Conselho Regional de Psicologia.

4 – Recursos tecnológicos 

Você e o psicólogo online precisam ter os recursos tecnológicos necessários para as consultas. Exemplos: internet estável e de banda larga, webcam, microfone, fone de ouvido e Skype

Além disso, procure saber se existe algum custo extra para remarcar a sessão caso o profissional tenha algum problema técnico, como queda de conexão com a internet e falha no fornecimento de energia elétrica. 

Por fim, lembre-se da questão do sigilo e da segurança das informações. Pergunte ao psicólogo quais cuidados ele adota e faça a sua parte também. Evite, por exemplo, usar computadores públicos durante a consulta e lembre-se de apagar o histórico de conversas com o psicólogo quando a sessão acabar. 

5 – Linha de atuação do psicólogo online

As principais linhas terapêuticas da Psicologia tradicional são: psicanálise, terapia analítica, psicodrama, psicologia comportamental e gestaltEsta matéria do UOL explica um pouquinho sobre cada uma delas. 

Vale à pena dedicar um tempinho para conhecê-las antes de escolher um psicólogo online, para aumentar as chances de identificação com o profissional. Porém, nem sempre dá para identificar, logo de cara, qual abordagem terapêutica é melhor para você.

Tudo bem, não trave nisso. Comece a terapia mesmo que não tenha certeza de nada. Para mim, o mais importante é a confiança, afinidade e qualidade do vínculo entre cliente e psicólogo. Portanto, se você se identificar com o profissional nas primeiras sessões e sentir vontade de continuar, ótimo, isso é o que mais importa! 

Importante saber

O atendimento psicológico online é inadequado para pessoas em situação de urgência e emergência, como surto psicótico, ataque de pânico ou depressão profunda. 

Quem estiver em situação de violação de direitos ou de violência também não pode ser atendido a distância. Nestes casos, o Conselho Federal de Psicologia recomenda o atendimento presencial no hospital mais próximo. 

Caso precise conversar com alguém, procure o Centro de Valorização da Vida.  Os voluntários estão prontos para ajudar pelo telefone 188 (ligação gratuita para todo o Brasil), pelo chat ou e-mail. 

Leia também

E você, já procurou atendimento com um psicólogo online? Se sim, compartilhe a sua experiência no espaço para comentários!

Indicações de bons profissionais e/ou sites também são bem-vindas por aqui! Fique à vontade para indicar e ajudar os leitores do blog Seja Leve 🙂

[kkstarratings]

2 Comentários


  1. Ótima informação, Marcela!

    Não sabia desses cuidados.

    Acabei de constatar que, por exemplo, o site OrienteMe está com o status cancelado no cadastro do CPF.

    Obrigado por compartilhar.

    Responder

    1. Ei Robson, que bom que foi útil pra vc! Eu é quem agradeço por vc estar sempre por aqui.
      Abração

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.