Que saudade do ritual do cafezinho

via GIPHY

Hoje de manhã, na caminhada, vi um homem na pracinha segurando uma garrafa de café azul bic e alça retrátil preta. Ele tava servindo o cafezinho pro colega, enquanto conversavam.

Aquela cena se repete todos os dias, bem em frente à minha janela. Na obra aqui do lado, os pedreiros se reúnem às seis e meia da manhã pra tomar café. Ficam em pé e distantes um do outro, como manda o protocolo, mas estão unidos pelo cafezinho.

Porque o café tem disso. Ele une as pessoas. Tomar café é mais do que beber alguma coisa depois de acordar pra começar o dia ligado. Tomar café é ritual.

É prosa, companhia, rotina, lembrança. Café é cultura, cheiro, sabor. É partilha, cuidado, conforto, hábito. É desculpa pra se encontrar. É pausa, é história, é caso pra contar. 

Eu que nem bebo mais café fico na maior saudade de um cafezinho. Saudade daqueles tempos de trabalhar fora, chegar no trabalho e ter um café quentinho pra tomar.

Saudade de esquecer a minha caneca na copa e depois voltar pra buscar. Saudade de receber o cliente pra reunião, sentar na mesa e disparar: aceita um cafezinho?

Saudade de chamar o coleguinha pra tomar um café só pra contar a fofoca que eu acabei de saber. Saudade de pedir o adoçante emprestado.

Saudade de anunciar que tô indo na lanchonete comprar café, perguntar “quem vai querer” e alguém responder que vai junto pra me ajudar.

Saudade de pedir um café de sobremesa só pro horário de almoço não acabar. Saudade de sair do trabalho e ir direto pra padaria tomar café.

Saudade de responder “adoçante, por favor”. Saudade de pedir um biscoitinho de queijo pra acompanhar. Saudade de chegar na cafeteria, olhar todo o cardápio e pedir o mesmo de sempre. Saudade de experimentar um expresso e achar o coado muito melhor. 

É, meu coração tá saudosista. Acho que vou voltar a tomar café, viu?! rsrs Ou talvez eu fique com meu chazinho mesmo…Com um ou com outro, vou continuar aqui, esperando a vida voltar pro lugar.

Esperando a hora dos reencontros, dos momentos compartilhados, dos rituais. A hora de sentar à mesa e partilhar. O dia de receber visitas e perguntar: quer café? acabei de passar! 

Que saudade de tudo isso. Falta muito pra pandemia acabar? Não dá pra saber, só dá pra continuar me cuidando e me enchendo de esperança com as notícias de retomada pelo mundo e as fotos das vacinas no braço aqui no Brasil.

E só posso torcer pra que, num futuro próximo, venha a reportagem que eu quero ler: pela primeira vez, Brasil não registra novas mortes por Covid-19. 

E você, qual reportagem gostaria de ler amanhã nos jornais? Responde aqui nos comentários e vem sonhar junto comigo! 

 

 

 

 

3 Comentários


  1. Quanto ao café (ou chá), vou preparar um especial pra você e vamos matar a saudade pessoalmente!!

    Responder

  2. Quero ler a seguinte manchete: há mais de um ano não registramos nenhum novo caso de Covid!! Hô glória!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.