Cheguei pra nossa retrospectiva do ano, que é tradição aqui no Seja Leve. Em 2022, tivemos mudanças na listinha, inclusive o post mais lido do ano foi surpresa TOTAL pra mim. É sobre um livro lá de……2017, primeiro ano do blog!
Já vou te contar qual é, mas antes quero te agradecer por estar aqui me mostrando que os blogs ainda vivem e os amantes de textão também! 😍
Agora vamos à retrospectiva?
#1 – 8 mensagens do livro “A Sutil Arte de Ligar o F*da-se”
Escrevi esse post lá em 2017, quando o livro foi lançado aqui no Brasil. Cinco anos depois, qual é o post mais lido do ano?!!! É Mark Manson, você venceu. Você sabe que venceu! hahah
E o livro entrou não só no ranking do Seja Leve, viu gente querida? No da Publishnews também, em 15º lugar da categoria Autoajuda. E se você tá aí se perguntando a razão de tanto sucesso, aqui tá o meu post pra te ajudar a entender.
Falei sobre a abordagem “antiajuda” do autor e disponibilizei um infográfico com as 8 mensagens do livro que fizeram mais sentido pra mim.
#2 – 5 podcasts bons para praticar autoconhecimento
Esse ano, consumi mais podcast do que cerveja viu gente? (ops, mentira! hahah) Nesse post, que é estreante no ranking, compartilhei 5 indicações de podcasts para praticar o autoconhecimento, todos disponíveis no Spotify.
Bora ver a listinha? Tá aqui óh! Já aproveito pra te perguntar: você conhece algum outro podcast que eu deveria conhecer também? Tô pra atualizar o post e quero suas indicações! Deixa pra mim nos comentários?!
#3 – Meditação guiada em português
Esse post entrou no ranking 2019 e agora voltou! Sinal de que a prática da meditação continua com tudo, né? E eu continuo acreditando nela.
No post, que você pode ler aqui, eu indico 7 meditações guiadas em português que experimentei durante o meu desafio de 30 dias de meditação, em 2017.
Falei um pouquinho sobre cada uma, listei os prós e os contras e deixei o link para acesso no Youtube. Aceito indicações também, viu?!
# 4 – 7 aprendizados do especial da Brené Brown na Netflix
No quarto lugar do ranking, temos o documentário “The call to courage”, lançado pela Netflix em 2019. Na verdade, tá mais pra uma mistura de palestra com stand up comedy da vida real.
No palco, a pesquisadora e escritora norte-americana Brené Brown discute o que é preciso para trocar o conforto pela coragem em uma cultura definida pela escassez, pelo medo e pela incerteza. No post, eu compartilho os 7 aprendizados que levei comigo depois de assisti-la (e quero assistir de novo agora).
# 5 – Mantras cantados que vale a pena conhecer
As retrospectivas sempre me lembram de fases da minha vida. Tive a minha fase de ouvir mantras cantados todo dia de manhã e isso me fazia TÃO bem! Música, de forma geral, mexe muito comigo, e eu deveria ouvir mais. Obrigada, retrospectiva, por me lembrar! hahah
Aqui está o post com as minhas 5 indicações de mantras cantados no Youtube. Fiz um resumo sobre cada um, começando pelo meu preferido: Om Gam Ganapataye Namaha Sharanam Ganesha. E você, tem algum mantra cantado pra indicar? Deixa pra mim nos comentários!
# 6 – Pergunta difícil: como você se vê daqui cinco anos?
Escrevi esse post em 2019, quando estava procurando emprego depois de um ano e meio trabalhando como autônoma.
Durante a minha preparação para as entrevistas, eu sempre travava naquela pergunta clássica: Como você se vê daqui cinco anos? E assim surgiu o post que entra no ranking Seja Leve TODO ANO!
Em 2021 ficou em primeiríssimo lugar e agora caiu pra sexto. Não sei se depois da pandemia algum recrutador ainda faz essa pergunta, só sei que até hoje continuo sem resposta! hahah
Fim da retrospectiva 2022 e hora de saber: você chegou no blog por algum dos posts acima? Simmm? Me conta nos comentários?!