8 maneiras de apoiar a campanha Setembro Amarelo

Setembro começa e o amarelo predomina nas redes sociais do Centro de Valorização da Vida (CVV) e outros perfis apoiadores do Setembro Amarelo

Mas a campanha não é só do CVV, da Associação Brasileira de Psiquiatria e outras instituições envolvidas na prevenção ao suicídio no Brasil. É de todo mundo que acha o tema importante e quer colocá-lo em evidência de alguma maneira.

Se esse é o seu caso, continue lendo o post. Mais adiante vou compartilhar 8 formas de apoiar o Setembro Amarelo dentro e fora da internet.

Mas antes vou só contextualizar quem ainda não conhece muito bem o Setembro Amarelo. Assim ficamos todos na mesma página. Se você já tá por dentro de tudo, pule um tópico…rs 

O Setembro Amarelo

suicide-prevention-sarcoma-bone-bladder-childhood-cancer-awareness-month-yellow-ribbon-supporting-people-living-illness-children-healthcare-world-cancer-day-concept-scaled 8 maneiras de apoiar a campanha Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização criada em 2015 pelo CVV, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

O objetivo é chamar a atenção da população pra necessidade de prevenção ao suicídio no Brasil e no mundo.

Com esse intuito, mensagens sobre o Setembro Amarelo são divulgadas amplamente nas redes sociais e disseminadas por apoiadores da campanha.

Além disso, alguns prédios públicos e monumentos do Brasil costumam ficar iluminados com a cor amarela durante o mês de setembro. É o caso do Cristo Redentor (RJ), do Congresso Nacional e do Palácio do Itamaraty (DF).

E por que a campanha acontece em setembro? Porque neste mês é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10/9). A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio.

8 maneiras de apoiar o Setembro Amarelo

1️⃣ Falar sobre o Centro de Valorização da Vida (CVV) pra alguém que esteja precisando de apoio emocional neste momento. Os voluntários do CVV estão à disposição pra ajudar.  É só ligar 188 (ligação gratuita pra todo Brasil) ou acessar o site cvv.org.br.

2️⃣ Incentivar um amigo ou familiar com depressão a procurar ajuda profissional, como um psiquiatra ou psicólogo. Se ofereça pra acompanhá-lo a uma consulta. 

3️⃣ Sugerir pro seu chefe ou pro RH organizar uma live ou ação de mobilização na empresa sobre o Setembro Amarelo.  

4️⃣ Conhecer o movimento Falar Inspira Vida, voltado para a conscientização sobre a depressão, que está relacionada a 97% dos casos de suicídio no país. Acesse: falarinspiravida.com.br.

5️⃣ Indicar a plataforma Pode Falar pra um jovem e adolescente que esteja precisando de ajuda em saúde mental. O atendimento é gratuito e voltado para o público entre 13 e 24 anos. 

6️⃣ Afixar cartazes do Setembro Amarelo na sua loja ou escritório. Ou vestir uma camisa amarela no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10/9). 

7️⃣ Divulgar os materiais oficiais da campanha no grupo de WhatsApp da família. Você pode baixá-los gratuitamente no site setembroamarelo.org.br, no menu “Participe”. Um deles é a cartilha “Falando abertamente sobre suicídio”, direcionado pra jovens e adolescentes. 

8️⃣ Compartilhar os posts do CVV nos seus stories. Acompanhe a divulgação pelo perfil @cvvoficial. 

E você, tem mais alguma ideia pra apoiar o Setembro Amarelo? Compartilhe comigo nos comentários! 

Como procurar ajuda?

suicide-prevention-sarcoma-bone-bladder-childhood-cancer-awareness-month-yellow-ribbon-supporting-people-living-illness-children-healthcare-world-cancer-day-concept-scaled 8 maneiras de apoiar a campanha Setembro Amarelo

Se você precisa de ajuda e apoio emocional, entre em contato com a equipe de voluntários do CVV, treinada pra oferecer uma escuta empática, sem julgamentos, aconselhamentos ou críticas. Veja abaixo os canais de atendimento:  

☎️ 188 (ligação gratuita pra todo Brasil)

🗨️ Chat

📧 E-mail

👉 O atendimento é 24 por dia, todos os dias da semana.  

Centros de Apoio Psicossocial – CAPS

Além do CVV, você pode procurar os Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), que funcionam de segunda a sexta-feira, com atendimento das 9h às 18h.

Nessas instituições, pessoas com depressão, crises de ansiedade e outros transtornos mentais são atendidas gratuitamente por profissionais especializados. Clique aqui para saber a localização dos CAPS no seu Estado.

⚠️ Em caso de emergência, ligue 192 (SAMU) ou procure um hospital ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Leia também

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.