4 conteúdos pra te ajudar a refletir sobre tecnologia e saúde mental

Desde 2017, quando comecei o blog Seja Leve, venho estudando sobre os impactos da tecnologia – especialmente das redes sociais –  na nossa saúde mental. 

Esse é um dos assuntos que mais me interessam e que estão sempre por aqui e também lá no Instagram, com quem vivo uma relação de altos e baixos. rs

Mas o post não é sobre o Instagram, nem sobre como o Mark Zuckerberg está ferrando com os criadores de conteúdo. O convite aqui é pra uma reflexão geral sobre a sua relação com a tecnologia. É saudável e consciente? 

Os quatro conteúdos a seguir me ajudaram a refletir sobre isso e talvez te ajudem também. Selecionei um livro, um vídeo, um podcast e um documentário. Bora dar uma olhada? 

Livro: Conecte-se ao que importa – um manual para uma vida digital saudável 

conecte-se-691x1024 4 conteúdos pra te ajudar a refletir sobre tecnologia e saúde mental

Quem me acompanha já me viu recomendando esse livro antes. É uma das leituras que tenho como referência neste assunto.

No livro, o jornalista Pedro Burgo, que durante cinco anos foi editor-chefe do Gizmodo Brasil, nos convida a olhar de forma mais crítica para a nossa relação com as tecnologias conectadas.

Ele também propõe a mudança de hábitos em relação à vida hiperconectada, para melhorar a nossa qualidade de vida e conseguirmos mais tempo para o que realmente importa pra gente

Para nos ajudar nesta difícil tarefa, Pedro compartilha sua jornada de autodescoberta e desintoxicação digital e a sua decisão de abandonar o WhatsApp.

Ainda não cheguei nesse nível, até porque o WhatsApp é uma ferramenta de trabalho pra mim. Mas quem sabe um dia? rs 

Vídeo: Por que nossas telinhas nos fazem menos felizes? 

conecte-se-691x1024 4 conteúdos pra te ajudar a refletir sobre tecnologia e saúde mental

Adam Alter é psicólogo e professor da Universidade de Nova York. Há mais de cinco anos, ele  estuda os efeitos das telas em nossas vidas (celular, Ipad, computador etc).

Dos estudos surgiu o livro “Irresistível: por que você é viciado em tecnologia e como lidar com ela” e o TED “Por que nossas telinhas nos fazem menos felizes?”. 

Para assistir ao vídeo, clique aqui. É bem curtinho e tá traduzido para o português. Pra mim, o mais legal na fala do Adam é quando ele diz que o nosso tempo pessoal deveria ser sagrado.

Tempo livre para hobbies, para relacionamentos pessoais, para criatividade. Pra mim, tempo cada vez mais importante e necessário! E pra você?! 

👉 Gostou do vídeo? Compre o livro “Irresistível: por que você é viciado em tecnologia e como lidar com ela”, do mesmo autor.     

conecte-se-691x1024 4 conteúdos pra te ajudar a refletir sobre tecnologia e saúde mental

Podcast: Como a tecnologia afeta a nossa saúde mental?

conecte-se-691x1024 4 conteúdos pra te ajudar a refletir sobre tecnologia e saúde mental

 

Em fevereiro de 2020, o Braincast – um dos podcasts da rede B9 – pôs no ar um episódio diferente do que geralmente estamos acostumados a ouvir. O tema? Tecnologia e saúde mental.

Eu achei maravilhoso eles jogarem luz sobre o assunto e gostei mais ainda da maneira como fluiu a conversa. Me identifiquei muito com a fala da Amanda Ramalho, produtora do podcast Esquizofrenoias e uma das convidadas do programa.

Ela, que sofre de distúrbio de ansiedade e depressão há muitos anos, deu exemplos pessoais de como a tecnologia, principalmente as redes sociais, potencializaram os problemas que ela já têm.

Exemplo: você não curte Carnaval e decide que não vai forçar a barra e sair pra folia. Só que você abre o Instagram e vê todo mundo nos bloquinhos de rua, se divertindo à beça, como se não houvesse amanhã. Nessa hora você se culpa por estar em casa, deitada no sofá, assistindo Netflix.

Pode parecer meio boba a situação, mas pra quem está com a saúde emocional fragilizada, tudo toma outra proporção. O peso é maior. Mesmo você sabendo que Carnaval não é a sua praia, você se compara com os outros e se cobra, se culpa, se critica. Quem nunca se sentiu assim?  

Se você também se identifica, tire uma horinha pra ouvir o episódio e entender melhor como a tecnologia afeta a sua saúde mental. E o que fazer com isso!

👉 Clique aqui pra acessar agora. 

Documentário: Fake Famous 

conecte-se-691x1024 4 conteúdos pra te ajudar a refletir sobre tecnologia e saúde mental

Já falei do documentário Fake Famous lá no meu canal do Youtube. Alguém já assistiu?  

No doc, o jornalista britânico-americano, Nick Bilton, resolve fazer um experimento social na tentativa de provar como é fácil “fabricar” um influenciador digital do zero no Instagram.

Dá play no vídeo que eu te conto mais! 

Gosta do tema tecnologia e saúde mental?

É bem provável que você vá gostar desses outros posts aqui óh 👇👇   

👉Detox digital: o que é exatamente? como fazer?

👉 Ansioso demais para checar o WhatsApp?

👉 Alerta de ansiedade: acompanhar a vida dos outros no Linkedin

👉 Excesso de informação: é só segunda-feira e a minha caixa tá lotada 

E você, tem algum conteúdo pra me indicar sobre tecnologia e saúde mental? Deixa a sua dica nos comentários! 

Aproveita e me conta como anda a sua relação com a tecnologia? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.